O MNPEF e o desenvolvimento profissional de professores de Física
Resumo
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um Mestrado Profissional em Rede Nacional que objetiva aprimorar a formação docente e o ensino de Física na Educação Básica. Fundamentados no conceito de desenvolvimento profissional docente, realizamos um estudo de caso de um polo do MNPEF e discutimos como os objetivos perseguidos pelo curso se desdobraram e reverberaram na produção discente e sobre aspectos da formação e mudanças na prática profissional dos cursistas. Apresentamos uma síntese da análise realizada a partir da leitura de documentos que regem o curso, de entrevistas semiestruturadas realizadas com dois orientadores e da análise de parte das dissertações e produtos educacionais defendidos no polo. A pesquisa nos permitiu visualizar as convergências entre demandas formativas e a proposta realizada no polo, além de apontar lacunas e potencialidades formativas a serem desenvolvidas.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95 103, 2013.
BAROLLI, Elisabeth et al. Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências: um esquema de análise. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC: 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência. Florianópolis: ABRAPEC, 2017.
BAROLLI, Elisabeth et al. Desarrollo profesional de profesores de ciencias: dimensiones de análisis. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Pontevedra, v. 18, p. 173 197, 2019.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Editora Porto, 2001.
MOREIRA, Marco Antônio; STUDART, Nelson; VIANNA, Deise Miranda. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) uma experiência em larga escala no Brasil. Latin-American Journal of Physics Education, v. 10, n. 4, p. 1-6, 2016.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, João. (Org): Formação de Professores: Aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009, p. 221-284.
OSTERMANN, Fernanda; REZENDE, Flavia. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 66-80, 2009.
REBEQUE, Paulo Vinícius; OSTERMANN, Fernanda. Reflexões sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X ENPEC: As Políticas educacionais e Educação em Ciências: impactos na pesquisa, no ensino e na formação profissional. Águas de Lindoia: ABRAPEC, 2015.
REBEQUE, Paulo V.; OSTERMANN, Fernanda; VISEU, Sofia. Os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 1-21, 2017.
SALEM, Sonia. Perfil, evolução e perspectivas da Pesquisa em Ensino de Física no Brasil. 2012. 385 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) — Instituto de Física. Universidade de São Paulo. São Paulo.
SCHÄFER, Eliane Dias Alvarez; OSTERMANN, Fernanda. Autonomia profissional na formação de professores: Uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Pontevedra, v. 12, n. 2, p. 287-312, 2013.
SHUCK, Rogério José et al. Ensino em mestrado profissional de Ciências Exatas: concepções e saberes de professores em formação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 13, n. 31, p. 491-506, 2016.
SILVA, Luciene Fernanda da. Mestrado Profissional: impactos no desenvolvimento profissional dos professores de Física. 2019. 308f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) — Instituto de Física. Universidade de São Paulo. São Paulo.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, 2000.