Sexualidade e diversidade de gênero: o ensino e a visão dos profissionais de educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a08

Palavras-chave:

Educação Sexual, Educadores, Formação

Resumo

O ensino da sexualidade é citado como necessário no ambiente escolar, principalmente na educação infantil, sendo um tema importante a ser trabalhado com as crianças. Entretanto, há uma resistência familiar, dos profissionais de educação, das religiões e empecilhos políticos em relação a abordagem dessa temática. Objetivou-se explorar a visão pessoal dos profissionais da educação sobre a sexualidade e diversidade de gênero e o ensino destes no ambiente escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva utilizando questionários semiestruturados. O perfil do público analisado é conservador e que tende a refletir no ensino e na transmissão de informações sobre sexualidade e diversidade de gênero no ambiente escolar. Concluiu-se que é preciso mudar a forma de se pensar a sexualidade no meio acadêmico, familiar, religioso e político e a escola precisa oportunizar situações envolvendo a orientação sobre a temática.

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Publicado

07.04.2023

Como Citar

MARTINI, Raquel; RAKOWSKI, Ítalo Kenne; FREITAS, Amilcar Cardoso Vilaça de; OLIVEIRA, Wemerson Castro. Sexualidade e diversidade de gênero: o ensino e a visão dos profissionais de educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 1–21, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3443. Acesso em: 24 jun. 2024.

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Artigos