A natureza da Ciência na Base Nacional Comum Curricular: potencialidades e limitações
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a16Palavras-chave:
Currículo, Ciências da Natureza, EpistemologiaResumo
Um dos objetivos do Ensino de Ciências é a formação de cidadãos alfabetizados cientificamente, o que demanda compreensão sobre a natureza da ciência. Assim, o objetivo deste artigo é analisar se e de que forma a natureza da ciência é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta é uma pesquisa qualitativa documental, em que a BNCC foi o documento analisado. Os resultados indicam que o documento apresenta a ciência como uma construção social e destaca a importância de incluir a história da ciência nas aulas. No entanto, o mito da superioridade das decisões tecnocráticas é reforçado indiretamente. Além disso, o que está presente na BNCC, como currículo prescrito, pode não ser alcançado na realidade, como currículo em ação. Isso se dá como consequência da diminuição de aulas para a área das Ciências da Natureza e da não obrigatoriedade de os estudantes cursarem os itinerários desta área.
Downloads
Referências
ALLCHIN, Douglas. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, mar. 2011.
ALLCHIN, Douglas. Toward clarity on whole science and KNOWS. Science Education, v. 96, n. 4, p. 693-700, jun. 2012a.
ALLCHIN, Douglas. Teaching the nature of science through scientific errors. Science Education, v. 96, n. 5, p. 904-926, 2012b.
ALLCHIN, Douglas. Beyond the consensus view: Whole science. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 17, n. 1, p. 18-26, mar. 2017.
ALLCHIN, Douglas; ANDERSEN, Hanne Moller; NIELSEN, Keld. Complementary approaches to teaching nature of science: integrating student inquiry, historical cases, and contemporary cases in classroom practice. Science Education, v. 98, n. 3, p. 461-486, abr. 2014.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 122-134, jul./dez. 2001.
AZEVEDO, Nathália Helena; SCARPA, Daniela Lopes. Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de natureza da ciência no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 579-619, ago. 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Percepção pública de C&T no Brasil: resumo executivo. Brasília, 2019.
FARIA, Cláudia; FREIRE, Sofia; GALVÃO, Cecília; REIS, Pedro; FIGUEIREDO, Orlando. "Como trabalham os cientistas?": potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência nas aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 1-22, mar. 2014.
FERNANDES, Geraldo W. Rocha; RODRIGUES, Antônio M.; FERREIRA, Carlos Alberto. Elaboração e validação de um instrumento de análise sobre o papel do cientista e a natureza da ciência e da tecnologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 256-290, 2018.
FORATO, Thaís Cyrino de Mello; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto de Andrade. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
HODSON, Derek. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei de Freitas. (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 27-57.
IRZIK, Gurol; NOLA, Robert. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science & Education, v. 20, p. 591-607, 2011.
KROGH, Lars B.; NIELSEN, Keld. Introduction: how science works — and how to teach it. Science & Education, v. 22, n. 9, p. 2055-2065, 2013.
KRUPCZAK, Carla; AIRES, Joanez Aparecida. Natureza da ciência: o que os pesquisadores brasileiros discutem?. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 32, p. 19-32, 2018.
KRUPCZAK, Carla. Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas: o estado do conhecimento no contexto brasileiro. 2019. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
LEDERMAN, Norman. G. Nature of science: Past, present, and future. In: ABELL, Sandra K.; LEDERMAN, Norman G. (Ed.). Handbook of research on science education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2007, p. 831-879.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2013.
MARTINS, André Ferrer Pinto. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.
McCOMAS, William F.; CLOUGH, Michael P.; ALMAZROA, Hiya. The role and character of the nature of science in science education. In: McCOMAS, William F. (Ed.). The nature of science in science education: rationales and strategies. New York: Kluwer Academic Publishers, 1998, p. 3-40.
MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso. De que conhecimento sobre Natureza da Ciência estamos falando? Ciência & Educação, v. 26, p. 1-16, 2020.
MICELI, Bruna Sarpa. ROCHA, Marcelo Borges. Análise da Natureza da Ciência em textos de Divulgação Científica sobre genética inseridos em livros didáticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 37-55, maio 2020.
NASCIMENTO, Lucas Albuquerque do. O eclipse solar de 1919 em revistas de divulgação científica: concepções sobre natureza da ciência e possíveis implicações para o ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 116-129, 2019.
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edilson Fortuna de. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da Natureza da Ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.
PÉREZ, Daniel Gil; MONTORO, Isabel Fernández; ALÍS, Jaime Carrascosa; CACHAPUZ, Antônio; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125–153, 2001.
PRAIA, João Felix; CACHAPUZ, Antônio Francisco Carrelhas; PÉREZ, Daniel Gil. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação, v. 8, n. 1, p. 127-145, 2002.
REIS, Pedro. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir?: percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da Terra e da vida. 2004. 488f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Ciências. Universidade de Lisboa. Lisboa.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio. Concepções sobre a Natureza da Ciência num curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a educação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p. 157-181, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.