O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: uma análise das dissertações e acompanhamento de egressos de 2012 a 2020

Palavras-chave: Mestrado Profissional, Ensino de Ciências e Matemática, Acompanhamento de Egressos, Avaliação de Dissertações

Resumo

Com quase 20 anos de existência, o PPGECNM-UFRN formou um número expressivo de mestres. Nesse contexto é que este estudo busca avaliar o processo de formação do programa no período de 2012 a 2020 a partir da produção acadêmica e do acompanhamento de egressos. Trata-se de um estudo de natureza documental com vistas a analisar 121 dissertações produzidas nesse período e acompanhar os egressos em termos do impacto da formação e a atuação profissional. Utilizou-se como instrumentos um roteiro de análise e um questionário. Os dados foram tratados por ferramentas disponibilizadas pelo Laboratório de Estatística Aplicada da instituição. Os resultados mostram que 50% das dissertações focam na criação ou uso de recursos didáticos e descreveram/avaliaram estratégias para o ensino de Ciências, principalmente, para o nível médio; 60% dos egressos tiveram melhoria salarial após a conclusão do curso e acreditam que o programa capacita profissionais gerando impactos positivos na sua prática em sala de aula.

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Referências

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Publicado
2022-05-12
Como Citar
MORAIS, E.; SILVA, M.; DANTAS, J.; MAZZE, F. O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: uma análise das dissertações e acompanhamento de egressos de 2012 a 2020. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 3, p. 1-19, 12 maio 2022.
Seção
Artigos Gerais