Relato de experiência e investigação de aplicação de um personagem fictício como método na aprendizagem de Anatomia Humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a24

Palavras-chave:

Persona, Motivação, Anatomia, Ensino Híbrido, Gamificação

Resumo

O ensino de Anatomia demanda estratégias que estimulem o interesse dos alunos, fugindo da memorização e oferecendo um ensino contextualizado. Este trabalho relata a experiência da criação e uso de uma persona, como estratégia pedagógica, em um ambiente híbrido de ensino. Os dados foram gerados por meio de observação participante, pelas postagens nas redes sociais e dois questionários. Procedeu-se a Análise de Conteúdo por categorização e por meio da Escala de Likert. O uso da persona contribuiu na formação dos licenciandos em Educação Física, sobretudo devido à ludicidade, aumentando a participação nas atividades, a motivação, o engajamento e o interesse em aprender, assim como gerou um sentimento de pertencimento em relação à disciplina. Em síntese, o uso de uma persona foi bem aceito pelos alunos e pode ser adaptado para qualquer disciplina, desde que se construa a persona com as características dos alunos que cursam a disciplina em questão.

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

FREITAS, E. C. B. de; SPIEGEL, C. N. Relato de experiência e investigação de aplicação de um personagem fictício como método na aprendizagem de Anatomia Humana. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a24. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3402. Acesso em: 10 jun. 2023.

Edição

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Artigos