A argumentação e o desenvolvimento do pensamento crítico na construção de caminhos para mitigação de problemas ambientais da cidade de Bonito-PE
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a21Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação Ambiental, ArgumentaçãoResumo
Problemas socioambientais é uma temática emergente que necessita ser debatida em sala de aula. Em uma cidade turística, onde os problemas ambientais são pouco discutidos, propomos trazer uma análise do processo de argumentação, voltada ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, instigados pela discussão dos problemas ambientais percebidos por estes em sua cidade. Nesse contexto, realizou-se análise das argumentações expostas pelos discentes durante a apresentação das propostas de solução para os problemas socioambientais trabalhados. A metodologia utilizada foi da Aprendizagem Baseada em Problemas para instigar a emergência do processo argumentativo, de forma que os discentes apresentassem seu ponto de vista e propostas de solução para os problemas identificados. Percebemos em decorrência do processo, a remodelação das ideias, decorrente da organização de argumentos fundamentados cientificamente e construídos colaborativamente entre os estudantes, o que nos remete a indícios do desenvolvimento do pensamento crítico.
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