Imagery Resource for the History of Physics in an Inclusive Room
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a04Palavras-chave:
Teaching Physics, History and Philosophy of Science, Imagery Resource, Inclusion, Deaf StudentsResumo
The study of the History and Philosophy of Science allows a better understanding of the concepts and scientific evolution, contributing for the science in order to be perceived in a coherent way, displacing fragmented conceptions of knowledge or the belief in the absolute truth. This work aims to present a proposal for an imagery resource for the historical contextualization of Isaac Newton in an inclusive room, containing deaf and hearing students. The resource was produced by the selection of representative images on the topic under study and also contains support texts to help the teacher who intends to apply it. With the implementation of the proposal, it is intended to make the class more attractive for the deaf student, in addition to motivating all the students to understand the dynamic of scientific constructions. In addition, the proposal humanizes the teaching of Physics and contributes to the formation of critical and reflective citizens, whether deaf or hearing.
Downloads
Referências
AMPOLA do ícone com cérebro humano para dentro. Stockphoto. 07 ago. 2019. Available at: https://www.istockphoto.com/br/vetor/ampola-do-%C3%ADcone-com-c%C3%A9rebro-humano-para-dentro-gm1166547881-321383758. Accessed on: 05 dez. 2021.
ANDERY, M, A. et al. (Org.). Para compreender a ciência, uma perspectiva histórica. 4a Ed. São Paulo: Garamond Universitária. 2014.
BARCELLOS, F. Avaliação de 10 Técnicas de Estudos para Exame da OAB. Prova da Ordem. 12 mar. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
BRASIL. Decreto 5626/05, de 23 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.
BRASIL. Lei n.º 12.319, de 01 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, 2010.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências.
BRASIL. Lei n.º 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 06 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC/SEB, 2018.
CASSIRER, E. A Filosofia do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 1992.
CAVALLIN, M. A. da S. Como motivar uma equipe de vendas: 5 dicas para ser um mestre na arte motivacional. Fleeg. c2021. Available at: https://fleeg.com/blog/processo-e-gestao-de-vendas/como-motivar-uma-equipe-de-vendas/. Accessed on: 03 dez. 2021.
COELHO, A. O. Desenvolvimento e validação de uma Sequência Didática sobre Eletromagnetismo na perspectiva da História da Ciência e do Ensino por Investigação. 2019. 170f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2019.
COMO se programar para férias coletivas na fazenda. GA Agrosoluções. 10 dez. 2020. Available at: https://gaagrosolucoes.com.br/como-se-programar-para-ferias-coletivas-na-fazenda/. Accessed on: 03 dez. 2021.
CONDÉ, M. L. L. Um papel para a História: o problema da historicidade da Ciência. Curitiba: Ed. UFPR, 2017.
CORDOVA, B. C. Concepções de Intérpretes de Língua de Sinais Acerca de sua atuação em Contextos Educacionais. 2009. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília. Brasília. 2009.
COSTA, O. V. V.; FREITAS, B. A.; LOPES, M. A. V.; SILVEIRA, A. F.; ATAIDE, A. R. P. Abordagem problematizadora: uma estratégia para o ensino de ótica geométrica no ensino médio. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB. Anais do III ENID / UEPB. Campina Grande: Realize Editora, 2013.
DARROZ, L. M.; TYBURSKI, L. P.; ROSA, A. B. da. O Papel do Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais como Mediador em Aulas de Física no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 5, p. 204-222, 8 ago. 2020.
DAZDRAPERMA. Boné de graduação e diploma — imagem vetorial. 24 abr. 2011. Available at: https://br.depositphotos.com/5468701/stock-illustration-graduation-cap-and-diploma.html. Accessed on: 05 dez. 2021.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha. Available at: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf Accessed on: 24 maio 2021.
FELDER, R.; SILVERMAN, L. Estilos de aprendizagem e estilos de ensino na educação em engenharia. Tradução de Niltom Vieira Júnior. Journal of Engineering Education, v. 78, n. 7, p. 674-681, 1988.
FORATO, T. C. de M. Isaac Newton, as profecias bíblicas e a existência de Deus. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006, p. 191-206.
GANDIN, D.; CRUZ, H. C. Planejamento na sala de aula. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma Imagem não Deformada do trabalho Científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001.
GUARINELLO, A. C.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P.; MASSI, G.; PAULA, M. de. A inserção do Aluno Surdo no Ensino Regular: visão de um grupo de professores do estado do Paraná. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.12, n.3, p.317-330, set.-dez, 2006.
KELMAN, C. A.; BUZAR, E. A. S. A (in) visibilidade do aluno surdo em classes inclusivas: discussões e reflexões. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 37, p. 4-13, jan./jun., 2012.
LEITE, E. M. C. Os papéis do Intérprete de Libras na Sala de Aula Inclusiva. São Paulo: Arara Azul, 2005.
MACEDO, A. de; ALVES, F.; BARROSO, M. C. Uma análise das categorias da história e filosofia das ciências nos periódicos de ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 741-760, 18 out. 2020.
MADRI. A peste negra reaparece nos EUA. El País. 16 ago 2017. Available at: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/15/internacional/1502791248_473930.html. Accessed on: 05 dez. 2021.
MAGALHÃES, L. Peste bubônica. Toda Matéria. c2011-2021. Available at: https://www.todamateria.com.br/peste-bubonica/ Accessed on: 03 dez. 2021.
MANTOAN, M. T. Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha. Rev. Educação. Porto Alegre, ano XXIX, v. 58, n. 1, p. 55-64, 2006.
MARTINS, R. A. O que é Ciência, do ponto de vista da epistemologia? Caderno de Metodologia e Técnica de Pesquisa, n. 9, p. 5-20, 1999.
MARTINS, R. A. A história das ciências e seus usos na educação. In: Silva, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. XXI-XXXIV, 2006a.
MARTINS, R. A. A maçã de Newton: História, Lendas e Tolices. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006b, p. 167-189.
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez, 1995.
MELO, A. V. S. de. A formação e atuação do tradutor intérprete de libras em sala de aula. 2013. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tiradentes. Aracaju.
MEYER, M. Isaac Newton - o maior gênio de todos os tempos. Oficina da Net. 12 jan. 2016. Available at: https://www.oficinadanet.com.br/post/15839-isaac-newton-o-maior-genio-de-todos-os-tempos. Accessed on: 03 dez. 2021.
OLIVEIRA, W. D. de; BENITE, A. M. C. Estudos sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e o professor: implicações para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 3, p. 597-626 2015.
PADILHA, J. C. A Mediação docente dos conceitos básicos da genética para alunos com deficiência intelectual. 2018. 215f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal de Goiás. Goiânia.
QUADROS, R. M. de. O Tradutor Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília: MEC. SEESP, 2004.
QUINTANILHA, D. de O. Peste bubônica: quando suspeitar da doença? PEBMED. 15 jan. 2019. Available at: https://pebmed.com.br/peste-bubonica-quando-suspeitar-da-doenca/. Accessed on: 05 dez. 2021.
RESUMO - O Iluminismo - Pensadores e característica. Só História. c2009-2021. Available at: http://www.sohistoria.com.br/resumos/iluminismo.php. Accessed on: 05 dez. 2021.
RODRIGUES, J. P. Diderot e D’Alembert, criadores da enciclopédia. PGL. 18 out. 2017. Available at: https://pgl.gal/diderot-dalembert-criadores-da-enciclopedia/. Accessed on: 05 dez. 2021.
SANTOS, D. C. O. dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 04, p. 935-948, out./dez. 2012.
SANTOS, P. J. A. dos. Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas. 2018. 206f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
SANTOS, V. P. O desafio da pandemia da COVID-19: o que podemos aprender com a história? Jornal Vascular Brasileiro, 2021.
SARAROOM. Bebê dos desenhos animados Vetor Premium. Freepik. c2010-2021. Available at: https://br.freepik.com/vetores-premium/bebe-dos-desenhos-animados_3208313.htm?epik=dj0yJnU9dm40YnV2MlBOUnYzX3ZpZjdNN2M0VEl4c3FJdlZGY2cmcD0wJm49Y2VvYzRSMzRKSmdnQmtqeTl3NEN6QSZ0PUFBQUFBR0d0SWJj. Accessed on: 05 dez. 2021.
SENHORAS. E. M. Coronavírus e o papel das pandemias na história humana. Boletim de Conjuntura. Ano II, v. 1, n. 1, Boa Vista, p. 31-34, 2020.
SZAFRAN, V. Peste negra e ameba ‘comedora de cérebros: novas epidemias? Olhar digital. 06 jul. 2020. Available at: https://olhardigital.com.br/2020/07/06/coronavirus/peste-negra-e-ameba-comedora-de-cerebros-novas-epidemias-entenda/. Accessed on: 05 dez. 2021.
TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I. M.; FREIRE JR, O. Uma Revisão Sistemática das Pesquisas Publicadas no Brasil sobre o uso Didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012, p. 9-40.
VERSABII777. Ideia e imaginação Vetor Premium. Freepik. c2010-2021. Available at: https://br.freepik.com/vetores-premium/ideia-e-imaginacao_1786665.htm. Accessed on: 05 dez. 2021.
VIANNI, A. Peste negra volta a assombrar os EUA. JE online. 15 out. 2015. Available at: https://jeonline.com.br/noticia/5889/peste-negra-volta-a-assombrar-os-eua. Accessed on: 03 dez. 2021.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
XUXIAOJIAN. Ciência E Criatividade Lápis árvore Do Conhecimento. Pngwing. c2017-2021. Available at: https://pt.pngtree.com/freepng/science-and-creativity-pencil-knowledge-tree_110764.html. Accessed on: 07 dez. 2021.
YMFARGON. Isaac Newton Vetor Premium. Freepik. c2010-2021. Available at: https://br.freepik.com/vetores-premium/isaac-newton_12004982.htm. Accessed on: 03 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.