Interdisciplinaridade na Educação Matemática: um estudo do panorama nacional das pesquisas Stricto Sensu (2015-2020)
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a09Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação Matemática, Teses, DissertaçõesResumo
Apresentamos os resultados de uma investigação que objetivou conhecer e compreender o panorama das pesquisas desenvolvidas em âmbito nacional acerca da interdisciplinaridade na Educação Matemática, identificadas no Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2015 e 2020. Identificamos um conjunto de 34 trabalhos, sendo 13 do banco de dados da Capes (11 dissertações e 2 teses) e 21 na BDTD (16 dissertações e 5 teses). Os dados obtidos mostraram que os estudos são desenvolvidos em nível de mestrado (27; 79,4%); foram publicados, em sua maioria, em 2017 (11; 32,35%); são voltados, majoritariamente, à Educação Básica (26; 76,5%); são, em grande parte, de natureza teórica (14;41,2%) e pragmática (14; 41,2%); e com uma pluralidade de temáticas, teorias, metodologias, áreas de conhecimento e conteúdos. Evidenciamos a tímida quantidade de trabalhos com foco no Ensino Superior e nenhum centrado na Educação Infantil, indicando um terreno fértil para investigações futuras.
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