Bioinformática para a Educação Básica: capacitando docentes para o uso de ferramentas computacionais em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n3a17Palavras-chave:
Tecnologia, Softwares, Ensino de Biologia, Professores, Formação DocenteResumo
A Bioinformática é uma área interdisciplinar que vem se desenvolvendo bastante ao longo dos últimos anos. Ela é, essencialmente, utilizada para a realização de pesquisas e apresenta um enorme potencial para uso como ferramenta aplicada ao ensino, especialmente em temas voltados para a biologia molecular. No entanto, para que seja possível seu uso em salas de aula do Ensino Médio, é necessário a capacitação de professores, para que tenham segurança quanto ao uso correto dos softwares e interpretação dos resultados gerados. Nesse sentido, o curso “Bioinformática para a Educação Básica” teve por objetivo capacitar docentes que atuam no Ensino Médio, assim como aqueles que estão cursando licenciaturas nas áreas de Ciências da Natureza, quanto ao uso e inserção de softwares e bancos de dados biológicos em suas práticas pedagógicas. Com duração de três meses e 120 participantes inscritos de diferentes regiões do país, o curso proporcionou o contato com softwares de Bioinformática e sugestões de aplicação em sala de aula.
Downloads
Referências
ARNDT, D. et al. Phaster: a better, faster version of the PHAST phage search tool. Nucleic Acids Research, v. 44, p. 16-21, 8 jul. 2016.
BADOTTI, F. et al. Comparative Modeling of Proteins: A Method for Engaging Students’ Interest in Bioinformatics Tools. Biochemistry and Molecular Biology Education, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 68-78, 25 out. 2013.
BURLEY, S. K. et al. RCSB Protein Data Bank: powerful new tools for exploring 3D structures of biological macromolecules for basic and applied research and education in fundamental biology, biomedicine, biotechnology, bioengineering and energy sciences. Nucleic acids research, v. 49, p. 437-451. 8 jan. 2021.
CASTRO, J. A. et al. Bioinformática como Objeto de Aprendizagem Digital (OAD) para o ensino da Biologia Molecular. Boletim Técnico. 1 ed. p. 1-33. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Governador Mangabeira, Governador Mangabeira, BA. 2020.
DAVIES, A. C. et al. Problem-based learning in clinical bioinformatics education: Does it help to create communities of practice? PLoS Computational Biology, v. 15, n. 6, p. 1-13, 27 jun. 2019.
DOBZHANSKY, T. Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. National association biology teacher, v. 35, n. 3, p. 125-129, mar. 1979.
FARIAS, A. Q. P.; CHACON, P. F. S.; SILVA, N. R. R. A Bioinformática como ferramenta de formação de recursos humanos no IFRN. HOLOS, [S.l.], v. 6, p. 113-123. 2012. ISSN 1807-1600.
FERRARINI, M. G. et al. Genome-wide bioinformatic analyses predict key host and viral factors in SARS-CoV-2 pathogenesis. Communications biology, v. 4, n. 1, p. 1-15, 17 maio 2021.
FINCH, R.; VIEIRA, A. R. Exploring Teaching of Genetic Inheritance in High School. Interdisciplinary Education and Psychology, p. 1-9, 25 abr. 2018.
FORM, D.; LEWITTER, F. Ten simple rules for teaching bioinformatics at the high school level. PLoS Computational Biology, v. 7, n. 10, p. 1-2, 27 out. 2011.
FREIRE, C. M. A. S. et al. Proposta pedagógica em prática no ensino de bioquímica: Aproveitamento de softwares livres como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1442-1455, 3 out. 2018.
GAUTHIER, J. et al. A brief history of bioinformatics. Briefings in Bioinformatics, v. 20, n. 6, p. 1981-1996, nov. 2019.
GELBART, H.; YARDEN, A. Learning genetics through an authentic research simulation in bioinformatics. Journal of Biological Education. v. 40, n. 3, p. 107-112, 13 dez. 2013.
GOEDERT, L.; DELIZOICOV, N. C.; ROSA, V. L. A. Formação de professores de biologia e a prática docente - o ensino de evolução. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], p. 1-11, 2004.
GRAY, C. et al. Known Structure, Unknown Function: An Inquiry-based Undergraduate Biochemistry Laboratory Coursews. Biochemistry and Molecular Biology Education, Universidade de Virginia, Charlottesville, Virginia., v. 43, n. 4, p. 245-262, 6 jul. 2015.
HU, T. et al. Next-generation sequencing technologies: An overview. Human Immunology, v. 82, n. 11, p. 801-811, nov. 2021.
LEVY, S. E.; MYERS, R. M. Advancements in Next-Generation Sequencing. Annual Review of Genomics and Human Genetics, v. 17, p. 95-115, 9 jun. 2016.
LEWIS, J.; BARTLETT, A.; ATKINSON, P. Hidden in the Middle: Culture, Value and Reward in Bioinformatics. Minerva, v. 54, n. 4, p. 471-490, 11 jul. 2016.
LIU, B. et al. VFDB 2019: a comparative pathogenomic platform with an interactive web interface. Nucleic Acids Research, v. 47, p. 687-692, 8 jan. 2019.
MACHLUF, Y. et al. Making authentic science accessible-the benefits and challenges of integrating bioinformatics into a high-school science curriculum. Briefings in Bioinformatics, v. 18, n. 1, p. 145–159. 2017.
MACHLUF, Y. YARDEN, A. Integrating bioinformatics into sênior high school: design principles and implications. Briefings in Bioinformatics. v. 14, n. 5, p. 648-660. 10 maio 2013.
MADLUNG, A. Assessing an effective undergraduate module teaching applied bioinformatics to biology students. PLoS Comput Biol, v. 14, n. 1, 11 jan. 2018.
MARCHLER-BAUER, A. et al. CDD: a Conserved Domain Database for the functional annotation of proteins. Nucleic Acids Research, [S. l.], v. 39, p. 225–229, 24 nov. 2010.
MARDIS, E. R. Next-Generation Sequencing Platforms. Annual Review of Analytical Chemistry, v. 6, p. 287-303, 25 mar. 2013.
MARQUES, I. et al. Bioinformatics projects supporting life-sciences learning in high schools. PLoS Computational Biology, v. 10, n. 1, p. 1-6, 23 jan. 2014.
MARTINS, A. et al. Bioinformatics-Based Activities in High School: Fostering Students' Literacy, Interest, and Attitudes on Gene Regulation, Genomics, and Evolution. Frontiers in microbiology, v. 11, p. 1-15, 14 out. 2020.
MASSON, P. et al. ViralZone: recent updates to the virus knowledge resource. Nucleic acids research, v. 41, p. 579-583, 28 nov. 2012.
MERTZ, P.; STREU, C. Writing Throughout the Biochemistry Curriculum: Synergistic Inquiry-Based Writing Projects for Biochemistry Studentsws. Biochemistry and Molecular Biology Education, [S. l.], v. 43, n. 6, p. 408-416, 25 out. 2015.
MORAES, I. O.; CEZAR-DE-MELLO, P. F. T. O que pensam os docentes sobre o uso da bioinformática no ensino de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.14, n. 2, p. 75-94, mai./ago. 2021.
MOTA, E. S. Bioinformática no ensino de genética para o curso de graduação de Ciências Biológicas sob metodologia ativa. 2018. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão.
NASCIMENTO, Y. A. P.; SARAIVA, L. F. M. Ferramentas de bioinformática aplicadas ao ensino da biotecnologia. Revista de Ensino de Bioquímica, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 75 - 90, 3 jun. 2019. ISSN 2318-8790.
QIN, L. et al. Insights into angiosperm evolution, floral development and chemical biosynthesis from the Aristolochia fimbriata genome. Nature Plants, v. 7, p. 1239–1253, 2 set. 2021.
ROSA, R. T. N. Do gene à proteína: explorando o genbank com alunos do ensino médio. 2011. 168f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Centro de Ciências Naturais e Exatas. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.
ROSA, R. T. N.; LORETO, É. L. S. Análise, através de mapas conceituais, da compreensão de alunos do ensino médio sobre a relação dna-rna-proteínas após o acesso ao genbank. Investigações em Ensino de Ciências. v. 18, n. 2, p. 385-405. 2013.
RIBEIRO JUNIOR, H. L.; OLIVEIRA, R. T. G.; CECCATTO, V. M. Bioinformática como recurso pedagógico para o curso de ciências biológicas na Universidade Estadual do Ceará – UECE – Fortaleza, Estado do Ceará. Acta Scientiarum. Education, v. 34, n. 1, p. 129-140, 30 abr. 2012.
SCHLOSS, J. A. et al. Cultivating DNA Sequencing Technology After the Human Genome Project. Annual Review of Genomics and Human Genetics, v. 21, p. 117-138, 13 abr. 2020.
SCOTT, H. et al. Next-generation teaching: a template for bringing genomic and bioinformatic tools into the classroom. Journal of Biological Education, v. 52: n. 3, p. 301-313, 7 ago. 2017.
SILVA, A. L. et al. From In-Person to the Online World: Insights Into Organizing Events in Bioinformatics. Fronteirs in Bioinformatics, v. 1, p. 1-10, 7 set. 2021.
SILVA, L. G.; ROCHA, J. D. T. Formação docente: o uso da tecnologia educacional independente na educação básica. Revista Humanidades e Inovação, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 123-129, 4 jun. 2019.
TAMURA, K.; STECHER, G.; KUMAR, S. MEGA11: Molecular Evolutionary Genetics Analysis Version 11. Molecular biology and evolution, v. 38, n. 7, p. 3022-3027, 23 abr. 2021.
VAN CAMP, P. J.; HASLAM, D. B.; POROLLO, A. Bioinformatics Approaches to the Understanding of Molecular Mechanisms in Antimicrobial Resistance. International Journal of Molecular Sciences, v. 21, n. 4, 18 fev. 2020.
WATERHOUSE, A. et al. SWISS-MODEL: homology modelling of protein structures and complexes. Nucleic Acids Research, v. 46, p. 296-303, 2 jul. 2018.
WEFER, S. H.; SHEPPARD, K. Bioinformatics in High School Biology Curricula: A Study of State Science Standards. Life Sciences Education, v. 7, n. 1, p. 155-162, 2008.
WIGHTMAN, B.; HARK, A. T. Integration of bioinformatics into an undergraduate biology curriculum and the impact on development of mathematical skills. Biochemistry and molecular biology education, v. 40, n. 5, p. 310-319, 22 ago. 2012.
WILSON SAYRES, M. A. et al. Bioinformatics core competencies for undergraduate life sciences education. PLoS ONE, v. 13, n. 6, p. 1-20, 5 jun. 2018.
WOOD, L.; GEBHARDT, P. Bioinformatics Goes to School—New Avenues for Teaching Contemporary Biology. PLoS Comput Biol, v. 9, n. 6, 13 jun. 2013.
ZIADIE, M. A.; ANDREWS, T. C. Moving Evolution Education Forward: A Systematic Analysis of Literature to Identify Gaps in Collective Knowledge for Teaching. CBE—Life Sciences Education, v.17, n. 1, 22 mar. 2018.
ZHANG, L. et al. Bioinformatics analysis of metagenomics data of biogas-producing microbial communities in anaerobic digesters: A review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, Elsevier, v. 100, p 110-126, fev. 2019.
ZHOU, W. et al. Integrated bioinformatics analysis to decipher molecular mechanism of compound Kushen injection for esophageal cancer by combining WGCNA with network pharmacology. Scientific Reports. v. 10, 29 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.