Gincanas de conhecimento: possibilidade motivadora para o ensino e aprendizagem de derivadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a15

Palavras-chave:

Ensino Superior, Motivação, Gincana, Derivadas

Resumo

O conteúdo “derivadas” faz parte de ementas da disciplina de Cálculo I de muitos cursos superiores, sendo um dos conceitos fundamentais do Cálculo. As dificuldades apresentadas pelos estudantes para aprender a derivar motivaram a realização de gincanas de derivadas realizadas em 2019 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco que tiveram a intenção de estimular os alunos à prática do “derivar”. O objetivo deste artigo foi investigar que aspectos motivacionais são revelados pelos estudantes que participaram dessas gincanas. Os dados foram coletados a partir de questionários respondidos pelos participantes. O estudo teve objetivo exploratório, abordagem qualitativa e foi fundamentado na Teoria da Autodeterminação e na Ludicidade. As respostas foram analisadas a partir de elementos do Método Comparativo Constante. A motivação para aprender e o anseio por ludicidade, motivações intrínsecas, foram as mais mencionadas pelos respondentes. Contudo, a oportunidade de melhorar a nota da disciplina de Cálculo I, motivação extrínseca, também apresentou resultado relevante.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

VIEIRA, L. H.; BATISTUS, D. R.; COLOMBO, J. A. A.; LUZ, S. V. da. Gincanas de conhecimento: possibilidade motivadora para o ensino e aprendizagem de derivadas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1–18, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a15. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3365. Acesso em: 10 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos