Aspectos didáticos-pedagógicos da Educação CTS no Ensino Médio: uma análise da prática docente no componente curricular Ciências Aplicadas
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v13n1a03Palavras-chave:
Educação CTS, Componente Curricular, Ensino Médio, Prática DocenteResumo
A Educação CTS almeja uma reorganização curricular, uma nova postura epistemológica e pedagógica dos docentes. Em vista disso, o Colégio SESI-Paraná, de Ensino Médio, apresenta o componente Ciências Aplicadas com convergências aos pressupostos CTS. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os aspectos didáticos-pedagógicos da Educação CTS que balizam a prática docente no contexto do componente curricular Ciências Aplicadas da rede SESI-PR. Por meio de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, utilizando como técnicas a pesquisa documental, entrevistas e observações das aulas, identificou-se que o componente Ciências Aplicadas se constitui como um programa de Educação CTS na Educação Básica, pois congrega aspectos didáticos-pedagógicos convergentes aos pressupostos CTS, como: currículo orientado por temas CTS/sociocientíficos, metodologias de ensino focadas no estudante, recursos e estratégias variados, avaliação de viés formativo e prática docente problematizadora. A análise ainda identificou elementos que precisam ser repensados para que se possa avançar nas intervenções de Abordagem CTS, como: retomada do tema para a tomada de decisão, escolha dos temas em conjunto por docentes e estudantes, discussão dos mecanismos de participação nos assuntos da CT, experimentação relacionada a temática social e autoavaliação discente.
Downloads
Referências
ACEVEDO DÍAZ, J. A. La tecnología en las relaciones CTS. Una aproximación al tema. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 14, n. 1, p. 35-44, 1996.
AIKENHEAD, G. What is STS science teaching? In: SOLOMON, J., AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994, p.47-59.
ANDRÉ, M. E. D. Estudo de caso: seu potencial na Educação. PUC - Rio de Janeiro.1984
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.3, n.1, p. 122-134, 2001.
AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, p. 1-20, 2007.
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.
BAZZO, W. Quase três décadas de CTS no Brasil! Sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia – RBECT, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 50-68, 2018.
CHRISPINO, A.; LIMA, L. S. de; ALBUQUERQUE, M. B. de; FREITAS, A. C. C. de; SILVA,
M. A. F. B. da. A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 455-479, 2013.
DECONTO, D. C. S. A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade na disciplina de Metodologia do Ensino de Física: um estudo na formação de Professores à luz do referencial sociocultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DOMICIANO, T. D.; LORENZETTI, L. A Educação CTS na formação inicial de professores: um panorama de teses e dissertações brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 1-21, 7 out. 2019.
GERALDO. A. P.; LORENZETTI, L. As pesquisas que investigam Disciplinas CTS: uma análise a partir das dissertações e teses. In: Simpósio Nacional De Ensino De Ciência e Tecnologia, 6, Anais [...] Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 1-12, 2018.
GONZÁLEZ GARCÍA, M., et al. Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU/EDUSP,1987.
LINDENMAIER, D. de S.; SCHNEIDER, T. M.; PAULI, A. M.; MUENCHEN, C. A definição do tema no enfoque CTS: uma visão a partir de trabalhos do X ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2, 2017. Anais [...] Florianópolis: ABRAPEC, p. 1-10, 2017.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
MUENCHEN, C.; AULER, D. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na educação de jovens e adultos. Ciência & Educação, Bauru, v.13, n. 3, p. 421-434, setembro 2007.
PALACIOS, E. M. G.; VON LINSINGEN, I.; GALBARETE, J. C. G.; CEREZO, J. A. L.; BAZZO, W. A.; LUJÁN, J. L.; PEREIRA, L. T. V.; GORDILLO, M. M.; OSORIO, C.; VALDES, C. Introdução aos estudos CTS (Ciência- Tecnologia- Sociedade). Cadernos de Ibero-América: OEI, 2003.
ROSA, S. E. da; STRIEDER, R. Dimensões da democratização da ciência-tecnologia no âmbito da educação CTS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 2, 24 ago. 2018.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p.1-23, 2002.
SESI. Proposta Pedagógica do Colégio SESI. Curitiba, PR, 2011.
SESI. Proposta curricular: disciplinas da parte diversificada – Apêndice C Ensino Médio. Departamento Regional do Paraná – Curitiba: SESI/PR, 2016a.
SESI. Matriz de Referência Curricular da Parte Diversificada: disciplina híbrida Ciências Aplicadas. Departamento Regional do Paraná – Curitiba: SESI/PR, 2016b.
SILVA, M. A. A. Ciência, tecnologia e sociedade, experimentação e formação inicial de professores de Química: explorando possibilidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, local, 2016.
SOLOMON, J. Teaching Science, Technology, and Society: developing science and technology education. Philadelphia, Open University Press: 1993.
TEIXEIRA, P. M. M. Sessão de Debates: Educação CTS no contexto da pesquisa em educação em ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2019. Anais [...] Natal: ABRAPEC, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.