Análise da produção científica nacional sobre sequências didáticas investigativas utilizadas para ensinar Química (2016-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n1a13

Palavras-chave:

Ação Pedagógica, Ensino de Química, Investigação

Resumo

Com objetivo de analisar estudos recentes sobre sequências didáticas utilizadas no ensino de Química para torná-lo investigativo, este estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento e abordagem qualitativa. Delimitou-se como recorte temporal as publicações ocorridas a partir de 2016 e como fontes de informações as plataformas SciELO, Periódico Capes e BDTD. Utilizou-se descritores de busca: sequência de ensino, sequência de ensino investigativo (SEI), sequência didática (SD) e ensino de Química (EQ). Foram selecionados 19 artigos e 10 dissertações. Os autores mais citados foram Antoni Zabala e Joaquim Dolz sobre SD, e para SEI, Ana Maria Pessoa de Carvalho. As temáticas mais abordadas envolvem questões socioambientais, e o público recorrente são estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para as ações pedagógicas, notou-se estratégias diversificadas, leituras de textos científicos, experimentação, jogos e vídeos. Logo, o estudo possibilitou conhecer características das ações pedagógicas que tornam o EQ investigativo.

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Publicado

24.03.2022

Como Citar

ZANETONI, Valéria Aparecida Lanzoni; LEÃO, Marcelo Franco. Análise da produção científica nacional sobre sequências didáticas investigativas utilizadas para ensinar Química (2016-2021). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1–25, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n1a13. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3265. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

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