Ambientes virtuais como mídia alternativa ao livro didático em cenários de Ensino Híbrido: uma revisão sistemática de literatura da última década para uma emergente concepção de livro didático digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a26

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Virtualização de Ambientes de Ensino, Livro Didático, Revisão de Literatura, Análise de Conteúdo

Resumo

O conteúdo deste artigo caracteriza-se como uma revisão de literatura localizada num estágio intermediário de um contínuo metodológico que circunda e sustenta a tese de doutoramento do primeiro autor. Aborda uma concepção digital conferida ao livro didático, suportado em ambientes virtuais e caracterizado como mídia alternativa ao ensino. Seu principal objetivo é auxiliar na percepção de correntes de pesquisa semelhantes, especificar pontos delimitadores e visualizar um lócus pertinente para a tese, considerando sua necessária relevância e ineditismo. Os referenciais teórico-metodológicos partem da Análise de Conteúdo como principal diretriz, perpassam pelos procedimentos de busca às bases de acesso e recaem na detida estratificação de sessenta e três trabalhos catalogados. O tratamento e a discussão dos resultados se deram a partir dos retratos descritivos realçados pelas principais características dos estudos selecionados, organizadas em unidades de registro gerais (vinculação, ano de publicação, objetivos, níveis de ensino, áreas/disciplinas acadêmicas abordadas, classificações de pesquisa e utilização de ambientes virtuais) e específicas (referências diretas a: b-learning, livro didático digital, mídia alternativa e colaboratividade). Por fim, registram-se considerações acerca das contribuições do presente enquanto percurso metodológico para estudos preliminares/sondagem na área de Ensino, além de reflexões que demonstram a relevância dos temas abordados no cenário educacional atual.

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Biografia do Autor

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Doctor in Computer Science. Permanent professor of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at Cruzeiro do Sul University (UNICSUL). São Paulo, Brazil.  

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

PEREIRA, G. H. A.; SCHIMIGUEL, J. Ambientes virtuais como mídia alternativa ao livro didático em cenários de Ensino Híbrido: uma revisão sistemática de literatura da última década para uma emergente concepção de livro didático digital. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 6, p. 1–26, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n6a26. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3209. Acesso em: 5 dez. 2022.

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