Investigando a apropriação conceitual no contexto da surdez: as transformações químicas em discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a22

Palavras-chave:

Apropriação Conceitual, Surdo, Intermediação, Ensino de Química

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos sobre o design e desenvolvimento de uma intervenção pedagógica (IP) em uma turma composta, exclusivamente, por estudantes surdos, cuja relação mediada com a professora contou com a colaboração de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILS), na qual objetivamos a apropriação conceitual no que diz respeito às transformações químicas da matéria. A pesquisa seguiu etapas de uma pesquisa participante, além de os dados terem sido coletados via registro fílmico, traduzidos, transcritos e analisados conforme referencial de análise dialógica do discurso. Nossos resultados apontam que o processo de intermediação (pela presença do TILS) forma uma relação entre o professor e estudante, criada para que a enunciação do professor chegue ao destinatário, o estudante. Nesse sentido, sinalizamos a importância do estreitamento da relação entre professor e TILS, para que o objetivo maior que se constitui na educação dos surdos possa ser cumprido com êxito, além de ressaltarmos a importância de garantir voz aos surdos como coconstrutores de um ensino de química que permita o real exercício da cidadania.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

PEREIRA, L. L. S.; CAMARGO, M. J. R.; BENITE, A. M. C. Investigando a apropriação conceitual no contexto da surdez: as transformações químicas em discussão. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 6, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n6a22. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3194. Acesso em: 9 jun. 2023.

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