Desenvolvimento do Saber Tecnológico do professor de Matemática por meio da programação de aplicativos educacionais móveis no software App Inventor 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n1a02

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Tecnologias Digitais, Formação de Professores de Matemática, Saber Tecnológico, Aplicativos Educacionais Móveis

Resumo

A presença cada vez mais constante das tecnologias nos ambientes coletivos transforma as relações humanas. Com a chegada desses meios ao ambiente escolar, surge a necessidade da (re)adaptação dos saberes docentes a utilização das tecnologias digitais. Neste sentido, utilizando uma abordagem qualitativa, em um procedimento de pesquisa participante, esse estudo tem como objetivo analisar as contribuições que a programação de aplicativos educacionais móveis utilizando o software App Inventor 2 pode trazer para a formação de professores de Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram licenciandos em Matemática, pós-graduandos em Educação Matemática ou graduados de áreas afins, todos se inscreveram no curso por meio de um questionário online. O curso teve duração 40 horas, sendo realizado em cinco encontros que ocorreram em uma universidade pública do Paraná. Os resultados apontam que ocorreram contribuições para a formação de professores de matemática, por meio do aprimoramento do saber tecnológico evidenciando a intersecção desse saber com os saberes de Tardif (2018). A interseção desses saberes promoveu o desenvolvimento de outros que denominamos por:  saber tecnológico disciplinar, saber tecnológico curricular, saber tecnológico da formação profissional e saber tecnológico experiencial.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

MEREDYK, F.; MOTTA, M. S.; PANOSSIAN, M. L.; KALINKE, M. A. Desenvolvimento do Saber Tecnológico do professor de Matemática por meio da programação de aplicativos educacionais móveis no software App Inventor 2. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–23, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n1a02. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3176. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos