Diagnóstico da aprendizagem por meio da atividade de situações problema discente em modelagem Matemática dos estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Amazonas

Palavras-chave: Teoria da Atividade, Teoria de Galperin, Tarefas de Modelagem Matemática, Esquema da Base Orientadora Completa da Ação

Resumo

Apresenta-se este estudo sobre a formação de habilidades, no processo de determinação e construção de modelos matemáticos, no âmbito da Educação Matemática, fundamentado na Teoria da Atividade. O objetivo é diagnosticar a aprendizagem por meio da Atividade de Situações Problema Discente em Modelagem Matemática dos estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Amazonas. A pesquisa está fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais e dos conceitos de Galperin; no ensino problematizador de Majmutov e; na direção da Atividade de Estudo de Talízina. Os instrumentos aplicados foram uma prova pedagógica e um questionário. O modelo de controle do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação permitiu criar critérios para analisar a aprendizagem. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes possui uma orientação falha, necessitando de (re)elaboração de uma base orientadora da ação adequada para formação de habilidade em determinar modelos matemáticos diante de situações problemas.

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
WAKIYAMA, Y.; MENDOZA, H. Diagnóstico da aprendizagem por meio da atividade de situações problema discente em modelagem Matemática dos estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Amazonas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-25, 29 dez. 2021.
Seção
Artigos Gerais