O grupo colaborativo como espaço favorável para a ressignificação de visões de professoras dos Anos Iniciais sobre a alfabetização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n2a12

Palavras-chave:

Grupos Colaborativos, Alfabetização Científica, Formação Continuada, Ensino de Ciências

Resumo

Apresentamos aqui um estudo da evolução das concepções de um grupo colaborativo composto por seis professoras da rede municipal da região de Sorocaba/SP, todas com formação em Pedagogia. O objetivo dos pesquisadores com o grupo é o enfrentamento das dificuldades para a implementação da Alfabetização Científica (AC) nos anos iniciais do ensino fundamental. A análise baseou-se nas declarações das professoras em três instrumentos que visavam identificar as concepções do grupo em duas dimensões analíticas: a visão de Ciências e os indicadores da AC. Os resultados apontaram que o grupo colaborativo fomentou a problematização de visões e a reflexão sobre a prática pedagógica. Desse modo, consideramos que os resultados obtidos até este momento indicam que, se o trabalho colaborativo for desenvolvido e acompanhado em mais tempo poderá produzir efeitos mais importantes na evolução das concepções das professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

AMORIM, C. P. da R.; SANTOS JUNIOR, J. B. dos; LEITE, C. B. O grupo colaborativo como espaço favorável para a ressignificação de visões de professoras dos Anos Iniciais sobre a alfabetização científica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n2a12. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3171. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)