Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: possíveis conexões teóricas e práticas

Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Álgebra, Ensino Fundamental, Anos Iniciais

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar possíveis conexões teóricas e práticas para o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Possui abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nos PCN, a álgebra compunha um dos conteúdos do bloco Números e Operações e sua abordagem explícita nos anos finais do EF. O documento da Base apresenta a álgebra como uma das cinco unidades temáticas da Matemática, propondo trabalhá-la desde o 1º ano do EF. Por meio de atividades investigativas e da resolução de problemas, é indicado o estudo de: padrões figurais e numéricos; sequências recursivas e repetitivas envolvendo números, objetos ou figuras; relações e propriedades da igualdade em operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais; relações inversas entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão; grandezas diretamente proporcionais e partição de um todo em duas partes proporcionais. Diante do exposto, sugere-se que as instituições de Ensino Superior promovam formações continuadas sobre a temática e que os professores busquem participar, na tentativa de levar para sala de aula, oportunidades de desenvolvimento do pensamento algébrico desde os primeiros anos do EF.

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Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal Sul-rio-grandense

 

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
KUHN, M.; SCHÖNINGER, J. Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: possíveis conexões teóricas e práticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-20, 1 out. 2021.
Seção
Artigos Gerais