Educação Financeira na educação de jovens e adultos: um olhar em pesquisas acadêmicas desenvolvidas nas últimas duas décadas

Palavras-chave: Metanálise, EJA, Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar como a Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos vem sendo trabalhada em sala de aula e apresentada em teses e dissertações da área de Educação Matemática e/ou Ensino de Ciências, a fim de mapear tais pesquisas acadêmicas ao longo das últimas duas décadas e contribuir na busca de subsídios para elaboração de um material didático com a referida temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, na perspectiva da metanálise. O corpus de análise é constituído por onze trabalhos extraídos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que foram categorizados em cinco estratos: Entendimento de Educação Financeira, objetivos, propostas didáticas, propostas interdisciplinares e mobilização de Registros de Representação Semiótica. Os principais resultados obtidos indicam que ao discutir a Educação Financeira, é perceptível a relevância da temática da tomada de decisão como critério fundamental nas ações que envolvem o bom uso dos recursos financeiros para promover sucesso pessoal com os rendimentos mensais, bem como, que as propostas didáticas envolviam comumente situações de consumo do ambiente dos jovens e adultos com intuito de simular e provocar aspectos reflexivos no processo de deliberação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIN, Michelle Ribeiro. Educação matemática financeira por meio de sequências didáticas: duas aplicações cotidianas. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória.

BICUDO, Maria A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis/SC, v. 9, Ed. Temática, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAMPOS, Celso R.; TEIXEIRA, James; COUTINHO, Cileda. Q. S. Reflexões sobre a educação financeira e suas interfaces com a educação matemática e a educação crítica. In: III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil, São Paulo, v.17, n.3, p.556-577. 2015.

CARGNIN, Rita Maria. Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ensino através da resolução de problemas. 2015. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) – Universidade Franciscana, Santa Maria.

COSER, Marcelo S. F. Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio: uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas. 2008. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

COSTA, Luciano Pecorato. Matemática Financeira e Tecnologia: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da Educação de Jovens e Adultos. 2012. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

DIAS, Claudio Mendes. Educação financeira no PROEJA: construção de conhecimento a partir de atividades no cotidiano do corpo discente. 2015. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FIORENTINI, Dário; PASSOS, Cármen Lúcia B.; LIMA, Rosana Catarina R. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012 (1a ed.). Campinas: FE-Unicamp. 2016.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. Ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

FLOR, Luciano de Almeida. Discussões da matemática financeira na educação de jovens e adultos. 2014. Dissertação (Programa de mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é uma questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.22, n.2, p.201-209, ago. 2006.

HOFMANN, Ruth M.; MORO, Maria L. F. Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, Campinas – SP, v. 20, n. 38, jul./dez. 2012.

KISTEMANN JR, Marco A; COUTINHO, Cilene de Q. S; FIGUEIREDO, Aurilici de C. Cenários e desafios da educação financeira com a base curricular comum nacional (BNCC): Professor, Livro Didático e Formação. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernanbuco, vol. 11, n.1, mai. 2020.

KISTEMANN JR, Marco Aurélio; ALMEIDA, Daiane Bárbara; NETO, Ivanir R. Uma experiência com Educação Financeira de jovens-indivíduos consumidores no PRÓBIC-JR-FAPEMIG/UFJF. Revista Paranaense de Educação Matemática, vol. 6, n.10, 2017.

LAPORT, Vanessa Albuquerque. A Abordagem da Educação Financeira nas escolas: uma proposta didática para Educação de Jovens e Adultos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro.

LUZ, Jefferson O. C.; SANTOS, Marcio E. K. L.; JUNGER, Alex P. Educação Financeira: um estudo de caso com jovens do ensino médio na cidade de São Paulo. REnCiMa, v. 11, n. 3, p. 199-211, 2020.

MIRON, Tatiele Fátima. Metodologia de resolução de problemas: ensino e aprendizagem de conceitos de matemática financeira no EJA. 2013. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) – Universidade Franciscana, Santa Maria.

MUNIZ, Carlos Magno Oliveira. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e saberes matemáticos sob a perspectiva da Educação Financeira Escolar. 2018. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.

NATALINO, Letícia Botelho. Matemática Financeira para o EJA. 2014. Dissertação (Programa de pós-graduação em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

RESENDE. Amanda F. A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos: Uma Leitura da Produção de Significados Financeiro-Econômicos de Dois Indivíduos-Consumidores. 2013. Dissertação (Pós-Graduação em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

ROCHA, Angela J. C. O ponto de vista de licenciandos em Matemática sobre a Educação Financeira. 2017. Dissertação (Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria.

ROCHA, Angela J. C; MARIANI, Rita Cássia P. Aspectos envolvidos na tomada de decisão de licenciandos em matemática diante de situações econômico-financeiras a partir de uma tarefa. Revista Est. Pesq. Educ., Juiz de Fora, v. 20, n. 2, jul./dez. 2018.

SCHNEIDER, Tcharles; ROSSETTO, Júlio César; QUARTIERI, Marli T.; OLIVEIRA, Eniz C. Educação Financeira Crítica: Uma formação para formadores. REnCiMa, v. 9, n. 3. P. 123-142, 2018.

SCHÜNEMANN, Tiele Aquino. Matemática financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Maria.

SILVA, Inglid T.; SELVA, Ana C.V. Educação Financeira nas Escolas: Uma discussão feita a partir de experiências vivenciadas pelo programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio. Revista Instrumento-Revista de Estudos e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 20, n. 2, p. 251-261, jul./dez. 2018.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema. Ano 13, n.14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: Incerteza, Matemática e Responsabilidade. São Paulo, SP: Cortez, 2007

SOUZA, José F; MENDONÇA, Luzinete de O; AMARAL, Luiz Henrique. Desenvolvendo competências para lidar com as finanças pessoais: contribuições de um ambiente de modelagem matemática. REnCiMa, v. 6, n. 2, p. 37-53, 2015.

SPINASSÉ, Camila. Introdução à matemática financeira para alunos na educação de jovens e adultos. 2013. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção de relação entre educação financeira e matemática financeira. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

TEIXEIRA, Wesley. C.; KISTEMANN JR, Marco Aurélio. Uma investigação sobre a inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para graduandos de um curso de Administração. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 1, 2012.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
PUNTEL, E.; TIBULO, V. Educação Financeira na educação de jovens e adultos: um olhar em pesquisas acadêmicas desenvolvidas nas últimas duas décadas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-25, 30 set. 2021.
Seção
Artigos Gerais