Aprendizagem colaborativa na resolução de problemas lógicos: experimento com estudantes de Ensino Médio utilizando um jogo digital

Palavras-chave: Aprendizado Colaborativo, Resolução de Problema Lógico, Educação Matemática

Resumo

A aprendizagem colaborativa tem sido mais intensamente discutida na última década em face de benefícios observados na educação básica, tais como melhoria na comunicação, na coesão social, no desenvolvimento cognitivo e no raciocínio analítico. Neste estudo buscou-se avaliar se o desempenho de estudantes de ensino médio é influenciado positivamente pelo trabalho colaborativo na resolução de um problema lógico. O desempenho dos estudantes foi avaliado, utilizando uma abordagem de pesquisa quantitativa quase-experimental em que os estudantes deveriam resolver um problema lógico implícito num jogo digital. Pelos resultados obtidos, os estudantes tiveram desempenho superior (40%, em média) no trabalho colaborativo em duplas quando comparado ao individual. De fato, os resultados reforçam que o trabalho em dupla pode contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem voltadas à melhoria das estratégias de solução de problema lógico, estimular o raciocínio lógico, entre outras competências matemáticas.

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Publicado
2021-09-11
Como Citar
SANTOS, A.; RODRIGUES, N.; FREI, F. Aprendizagem colaborativa na resolução de problemas lógicos: experimento com estudantes de Ensino Médio utilizando um jogo digital. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-20, 11 set. 2021.
Seção
Artigos Gerais