Ensino de Ciências via proposições e mediações da Atividade Experimental Problematizada (AEP): “cenários” brasileiro e português de formação continuada de professores

Palavras-chave: Ensino, Ciências, Experimentação

Resumo

Apresenta-se neste artigo a Atividade Experimental Problematizada (AEP), uma estratégia didático-pedagógica voltada ao ensino experimental das Ciências, a qual subjaz-se pela Teoria da Aprendizagem Significativa e Epistemologia de Thomas Kuhn e, a partir de tais construtos, sistematiza eixos próprios para planejamento e intervenção. Em acréscimo, tendo em vista um contexto de formação continuada de professores, brasileiros e portugueses, tratou-se dos fundamentos da AEP, em suas potenciais contribuições aos processos do ensino e da aprendizagem das Ciências, tendo em vista discussões circunscritas à mediação didática e à caracterização de propósitos pedagógicos. Utilizando-se do software Mentimenter e da técnica Análise Textual Discursiva (ATD), foram identificados, a partir da fala dos sujeitos envolvidos, termos que, após transformados e interpretados, resultaram em argumentos que reforçam a experimentação, sob algumas conjunturas, como uma estratégia amplamente favorável ao ensino e à aprendizagem das Ciências. Esses discursos são apresentados variando-se aspectos pedagógicos e epistemológicos, com enfoque às transposições didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.

AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: a cognitive view. 1° ed. New York: Holt Mc Dougal, 1978.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 2ª edição, 1980.

CHALMERS, A. F. O que é essa coisa chamada Ciência, afinal? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1999.

COSTA, D. G.; SALVADOR, M. A. T. Concepções de estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas acerca do ensino por investigação. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-21, abr./jun.2021.

DAMIANI, M. G.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. UFPel - Pelotas [45] 57 – 67, maio/agosto, 2013.

DÍAZ, A. J. C.; SIGUA, R. N. T. La naturaleza de la Ciencia que se enseña desde la práctica reflexiva de los profesores de Ciencia. REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 37-63, nov. 2020.

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004.

HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de la laboratório. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994.

KUHN, T. S. The road since structure. Chicago: The University of Chicago Press, 2000.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

LATOUR, B.; WOOLGAR. A vida de laboratório. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Editora Unijuí. Ijuí, 2006.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MOREIRA, M. A. O que é afinal Aprendizagem Significativa? Curriculum, La Laguna, Espanha, 2012.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília/DF. UnB, 2006.

MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao Ensino de Física: a teoria de Aprendizagem de David Ausubel como sistema de referência para a organização do Ensino de Ciências. Porto Alegre, Editora da Universidade, UFRGS, 1983.

MOREIRA, J. R.; SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Potencialidade de um plano de ensino pautado na Atividade Experimental Problematizada (AEP) à Alfabetização Científica em Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 558-581, 2019.

PÉRES ECHEVERRÍA, M. P. Psicología del razonamiento probabilístico. Madrid: Ediciones de la Universidad Autónoma de Madrid, 1990.

POZO, J. I. (org). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PRAIA, J. F.; CACHAPUZ, A. F. C.; GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em Ciência: para uma reorientação epistemológica da Educação em Ciência. Ciência & Educação, v. 8, n. 1, p. 127-145, 2002.

PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo. Editora UNESP, 2002.

SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Atividade Experimental Problematizada: uma proposta de diversificação das atividades para o Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 51-65, 2015.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Atividade Experimental Problematizada (AEP) como uma estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências: aportes teóricos, metodológicos e exemplificação. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, p. 177-195, 2017.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Subsídios pedagógicos e epistemológicos da Atividade Experimental Problematizada. REVELLI, v. 10 n. 4, p. 41-66, 2018.

SILVA, A. L. S.; NOGARA, P. A. Atividade Experimental Problematizada (AEP) – 60 experimentações com foco no ensino de Química: da educação básica à universidade. Appris. Curitiba/PR, 2018.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G. Ensino Experimental de Ciências – uma proposta: Atividade Experimental Problematizada (AEP). Livraria da Física. São Paulo/SP, 2018.

ZUCCO, C. Graduação em Química: avaliação, perspectivas e desafios. Química Nova, v. 30, n. 6, p. 1429-1434, 2007.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
SILVA DA SILVA, A.; GARCEZ DE MOURA, P.; DEL PINO, J. Ensino de Ciências via proposições e mediações da Atividade Experimental Problematizada (AEP): “cenários” brasileiro e português de formação continuada de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-24, 30 set. 2021.
Seção
Artigos Gerais