História da Matemática em sala de aula: contribuições para o ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau na Educação Básica

Palavras-chave: História da Matemática, Educação Matemática, História de Saberes Matemáticos em Âmbito Escolar, Abordagens da História da Matemática no Ensino, Ensino e Aprendizagem de Equação do Primeiro Grau

Resumo

As contribuições da História da Matemática (HM) para o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos são amplamente abordadas na literatura, entretanto, os trabalhos brasileiros que apresentam essas contribuições referentes às Equações do primeiro grau ainda são escassos. Nesse contexto, realizou-se esta investigação visando analisar as contribuições de abordagens da HM para o ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau. Para tanto, elaborou-se um conjunto de atividades, com elementos da HM, que foi implementado em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental. Durante a implementação, foram coletados os dados da pesquisa por meio de gravações em áudio, de registros dos estudantes, bem como dos diários de campo de uma das pesquisadoras e da docente das turmas. Analisou-se tais dados com base em eixos de análises elaborados a partir da literatura. Identificou-se que os elementos da HM, apresentados nas aulas, contribuíram para humanizar a matemática; despertar o interesse dos estudantes em relação à Matemática e para a aprendizagem de equações do primeiro grau. Tais contribuições foram, ainda, relacionadas com os elementos da HM trabalhados e suas abordagens. Assim, os resultados desta investigação podem colaborar para a ampliação das discussões referentes às contribuições da HM no ensino e na aprendizagem de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDEMBERG, J. C. Sobre o uso da História da Matemática no Ensino de Equações Algébricas. COCAR, Belém- PA, Edição Especial, n. 3, p. 167-186, jan./jul. 2017.

BRUM, L.; CURY, H. Análise de Erros em soluções de questões de Álgebra: uma pesquisa com alunos do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-62, 1 jan. 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BROLEZZI, A. C. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da História da Matemática. 1991. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CARVALHO, L.; CAVALARI, M. CRISTOVÃO, E. História da matemática na educação básica: atividades para o ensino de equação do primeiro grau com uma incógnita. 1 ed., São Paulo: Livraria da Física, 2021.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 17 ed. Campinas/SP: Editora, 2009.

FAUVEL, J. Using history in mathematics education. For the Learning of Mathematics. v. 11, n. 2, p. 3-6, 1991.

FELICIANO, L. F. O uso da História da Matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

FOSSA, J. A. Recursos pedagógicos para o ensino da matemática a partir das obras de dois matemáticos da Antiguidade. In: MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N.(Org.) A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. p. 137-182.

FRIED, M. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist?. Science & Education. 10. 391-408. 2001.

JANKVIST, U. T. A categorization of the “whys” and “how” of using History in Mathematics Education. Educ Stud Math 71, 235–261.2009.

KATZ, V.J., BARTON, B. Stages in the History of Algebra with Implications for Teaching. Educ Stud Math 66, 185–201 (2007).

LARA, I. C. M. DE. A História da Matemática como recurso pedagógico: percepções de estudantes da Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 1-12, 29 mar. 2016

MEDEIROS, C. F.; MEDEIROS, A. O método da Falsa Posição na História e na Educação Matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 545-557, 2004.

MENDES, I. A. A investigação histórica como agente da cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. (Or.) A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. p. 79-136.

OMENA, B. S. S. A História da Matemática em propostas didáticas presentes em teses e dissertações brasileiras. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá.

POMMER, W. M. Números irracionais na escolaridade básica: as contribuições didático-epistemológicas advindas da História da Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 183-199, 28 jun. 2018.

PONTE, J. P. As equações nos manuais escolares. RBHM (Revista Brasileira de História da Matemática). v. 4, n. 8. p. 149-170, outubro, 2004.

RIBEIRO, A. J. A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos. RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia). v. 2, n. 1, p. 70-86, jan./ abr. 2009.

RIBEIRO, A. J.; BEZERRA, F. J. B; SILVA, L. R. Mapeamento de concepções de Álgebra: uma alternativa para compreender seus diversos significados. Acta Scientiae (Revista de Ensino de Ciências e Matemática). Canoas, v. 18, n. 2, p. 419-434, maio/ago. 2016.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.

SANTOS, M. R. Compreensões de professores do ensino médio acerca da utilização da História da Matemática no ensino de Matemática. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá.

TZANAKIS, C; ARCAVI, A. Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey. In. FAUVEL, J.; MAANEN, J. (eds.). History in mathematics education: the ICMI study, Dordrecht: Kluwer 2000, pp. 201-240.

Publicado
2021-08-25
Como Citar
CARVALHO, L.; CAVALARI, M.; CRISTOVÃO, E. História da Matemática em sala de aula: contribuições para o ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau na Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-24, 25 ago. 2021.