A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do Ensino Primário, no início do século XX

Palavras-chave: Ensino Primário, Formação de Professores do Ensino Primário, Aritmética, Subtração, Livro Didático

Resumo

Este artigo discute a abordagem da subtração em três obras do início do século XX: duas usadas na formação de professores para o Ensino primário relacionadas com Matemática e Pedagogia e outra usada como manual escolar do Ensino Primário, em Portugal. Tem-se como objetivo perceber a abordagem que apresentavam relativamente a esta operação aritmética, do ponto de vista matemático e didático. Para tal foi utilizada a metodologia de investigação histórica, através da análise documental de fontes primárias. Começou-se por analisar o que referiam os programas do Ensino Primário e do Ensino Normal, relativamente às operações aritméticas, em particular a subtração para depois se proceder à análise de cada uma das obras, na parte relativa à operação aritmética subtração. Observou-se que as obras apresentam diferentes formas de abordar a subtração, apresentando diferentes métodos (compensação ou decomposição). Também os exercícios apresentam diferenças, nomeadamente em relação à quantidade. Verificou-se ainda que as três obras abordam as três situações (caso em que cada número é apenas representado por um algarismo, caso em que todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor e caso em que nem todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIRES, A. P. O conceito de derivada no ensino secundário em Portugal ao longo do século XX: Uma abordagem histórica através dos planos curriculares e manuais escolares. Tese. Salamanca, 2006.

ALMEIDA, A. J.; MATOS, J. M. (Coord.). A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED; APM, 2014.

ALMEIDA, M.; CANDEIAS, R. Os programas de matemática do ensino primário, da Telescola e do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário. In: ALMEIDA, A. J.; MATOS, J. M. (Coord.), A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED; APM, p. 39- 68, 2014.

ALMEIDA, P. C.; MATOS, J. M. (2021). O conceito de número e a profissionalidade docente no ensino primário português. Acervo – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, 3, 1-14.

BERRIO, J. El método histórico en la investigación histórico-educativa. Em N. De Gabriel e A. Viñao (eds) La investigación histórico-educativa. Barcelona: Ronsel, 1997.

CANDEIAS, R. A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal da reforma pombalina de 1772 até 1910. In: MATOS, José Manoel (ed.). A matemática e o seu ensino na formação de professores: uma abordagem histórica. Lisboa: UIED, v. 1, p.11-56, 2018.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

GIMENO, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto alegre: Artmed, 2000.

MATOS, J. M. A matemática no ensino não-superior em Portugal. In: MATOS, José Manuel (Ed.). A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED; APM, 2014. p. 15-35.

MCCULLOCH, G. Documentary Research. Education, History and the Social Sciences, Londres, 2004.

PALHARES, P. (ed.). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2004.

PINTASSILGO, J. (Coord.). Escolas de formação de professores em Portugal. Lisboa: Colibri, 2012.

PONTE, P.; SERRAZINA, M. Didática da Matemática do 1º Ciclo. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

SANTIAGO, A. E. Evolução histórica dos problemas de optimização e o seu tratamento no ensino secundário português nos séculos XX e XXI. Salamanca (Tese de doutoramento apresentada na Universidade de Salamanca), 2008.

SANTIAGO, A.; MATOS, J. M.; CANDEIAS, R. A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal de 1910 até 1926. In J. M. MATOS (Ed.), A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica (pp. 57-84). Lisboa: APM e UIED, 2018.

Publicado
2021-08-24
Como Citar
ESTEVE SANTIAGO, A. E. A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do Ensino Primário, no início do século XX. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-18, 24 ago. 2021.