Estudos recentes sobre frações no campo da História da Educação Matemática: avanços e desafios

Palavras-chave: História da Educação Matemática, Frações, Matemática do Ensino de Frações

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir avanços e desafios do tema frações, identificados em pesquisas da História da educação matemática. Para tanto, examinamos quinze estudos recentes, publicados em eventos científicos e periódicos especializados, no período de 2019 a 2020. Tomando como parâmetro a distinção entre “ensino matemático das frações” e “matemática do ensino de frações” (MORAIS; BERTINI; VALENTE, 2021), as análises destacam avanços em estudos que apontaram transformações ocorridas na "matemática do ensino de frações” em diferentes períodos históricos. No campo da História da educação matemática, são ressaltados avanços decorrentes do uso de materiais estruturados para a matemática do ensino de frações, tal como os elaborados por Cuisenaire, dentre outros. Em relação aos desafios, verificou-se como mais proeminente o localizado no estudo de Valente (2020), ao recomendar a realização de pesquisas que contemplem análises de categorias como sequência, significado e graduação das frações, além dos exercícios e problemas envolvendo o tema e que são propostos aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. R.; RIBEIRO, M. Conhecimento especializado do professor no âmbito das frações: uma discussão sobre a importância da unidade. In: BIANI, T. P.; LONGO, C. A. C.; LORENZATO, S. (org.) Constituindo aprendizagens e saberes em contextos formativos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática. Campinas, SP: Editora FE - Unicamp, 2021, p. 47-73.

ALVES, L. O ensino de frações: antes ou depois dos decimais? Um estudo a partir de revistas pedagógicas. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 81-96, 29 set. 2020.

BIANI, T. P.; LONGO, C. A. C.; LORENZATO, S. (org.) Constituindo aprendizagens e saberes em contextos formativos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática. Campinas, SP: Editora FE - Unicamp, 2021.

BROETTO, G. C.; SANTOS-WAGNER, V. M. P. DOS. Conhecimentos relativos a Números Racionais e Irracionais de uma aluna ingressante na Licenciatura em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 67-82, 7 abr. 2017.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229,1990.

JANDREY, F. D.; DIAS, L. S.; SANTOS, E. S. C. Saberes Para Ensinar Frações no Livro: O Ensino de Aritmética pela Compreensão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2020, Natal. Anais do 5º ENAPHEM. História da educação matemática: panoramas curriculares e circulação do conhecimento, Natal: UFRN, 2020, p. 1-5.

GRAÇA, S. I.; PONTE, J. P.; GUERREIRO, A.. Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo…! Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 683-712, 2021.

DOMINGUES, J. M.; GREGÓRIO, J. M. C.; COSTA, D. A. Matemática a ensinar e matemática para ensinar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v.10, n. 3, 2020.

KUHN, M. C. As frações nas edições da Segunda Aritmética da Série Concórdia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2019, Campo Grande. Anais do 4º ENAPHEM. Formação de Professores: história, cultura e política, Campo Grande: UFMS, 2019, p. 1-13.

LAUS, L. A História da educação matemática: O ensino de frações e números decimais no final do século XIX. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 97-112, 29 set. 2020.

MACIEL, V. B. MATEMÁTICA PARA ENSINAR: uma interpretação do ensino de frações no manual de René Barreto (1912). In: XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020, Cuiabá. Anais do XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores. Cuiabá: UNIC, 2020, p.1-18.

MARQUES, M. E. B.; NOVAES, B. W. D. Saberes para ensinar frações equivalentes em livros didáticos e manuais pedagógicos (1960 - 1970). In: XXIV Seminário de Iniciação Científica da UTFPR, 2019, Pato Branco. Anais do XXIV SICITE. Curitiba: UTFPR, 2019. v. 1. p. 1-6.

MORAIS, R. S.; BERTINI, L. F.; VALENTE, Wagner Rodrigues. A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: do século XIX a BNCC. 1. ed. São Paulo: L F Editorial, 2021. v. 1. 90p.

NEVES, K. R. MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração. Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 1, 26 maio 2019.

NEVES, K. R. C.; FRANÇA, D. M.; SANTOS, E. S. C. DOS. Um "novo” olhar sobre as frações segundo o manual Primeiras Lições de Coisas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2020, Natal. Anais do 5º ENAPHEM. História da educação matemática: panoramas curriculares e circulação do conhecimento, Natal: UFRN, 2020, p. 1-5.

NOVAES, B. W. D.; BERTICELLI, D. G. D.; PINTO, N. B. Guidelines on the Use of Teaching Materials for Teaching Fractions in the Brazilian Primary Course (1930-1970). PEDAGOGICAL RES. 2020a;5(3), em0065. https://doi.org/10.29333/pr/8221

NOVAES, B. W. D.; BERTICELLI, D. G. D.; PINTO, N. B. Transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário relacionadas ao uso de materiais escolares (1930-1970). ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2020, Natal. Anais do 5º ENAPHEM. História da educação matemática: panoramas curriculares e circulação do conhecimento, Natal: UFRN, 2020b, p. 1-5.

NOVAES, B. W. D.; NIERRI, A M. A descoberta das frações equivalentes e o material Cuisenaire. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2020, Natal. Anais do 5º ENAPHEM. História da educação matemática: panoramas curriculares e circulação do conhecimento, Natal: UFRN, 2020, p. 1-5.

SCHEFFER, N. F.; POWELL, A. B. Frações na educação básica: o que revelam as pesquisas publicadas no Brasil de 2013 a 2019. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 8-37, 17 ago. 2020.

SILVA, F. F. M.; MACHADO, R. B.; FLORES, Claudia R.. Práticas Matemáticas Inscritas em Cadernos Escolares: o caso das frações. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 751-778, 2020.

SOUZA, J.; FISCHER, M. C. B.; LIMA, C. F.; SEVERO, A. S.. A ANÁLISE DE UM MATERIAL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES: UM FILME DE 1955. In: XVII Seminário Temático Materiais Didáticos e História da Educação Matemática, 2019, Aracaju. Anais do XVII Seminário Temático, 2019.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para o educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.) Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 201-226.

VALENTE, W.R. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), v.23: e 7747, p. 1-22, 2019.

VALENTE, W. R. A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX. Historia de la Educación, v. 39, p. 31-44, 2020.

ZUIN, E. FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 2, 1 set. 2020.

Publicado
2021-08-25
Como Citar
NOVAES, B.; PINTO, N. Estudos recentes sobre frações no campo da História da Educação Matemática: avanços e desafios. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-20, 25 ago. 2021.