O Pequeno Contador de Alípio Franca: o material didático e suas potencialidades pedagógicas para ensinar Aritmética

Palavras-chave: Disciplinas Escolares, Aritmética Escolar, Escola Nova

Resumo

Este artigo trata do problema histórico das finalidades potencializadas por materiais didáticos indicados para o ensino de matemática escolar, no contexto brasileiro da vaga pedagógica da Escola Nova. Mais especificamene, analisa o Pequeno Contador, criado e divulgado pelo educador baiano Alípio Franca, na primeira metade do século XX. A fundamentação teórica e metodológica compreende a histórica cultural no sentido de atribuir os significados históricos da cultura escolar, das finalidades das disciplinas escolares e dos saberes produzidos historicamente pelos protagonistas da educação escolar e dos meios adotados na produção de conhecimentos no ambiente escolar. Os resultados apontam que a finalidade desse material escolar, por consistir em um instrumento “multidisciplinar” da educação econômica, seria a reprodução social da vida adulta na escola, visto que está em consonância com o momento pedagógico do período em que foi produzido, circulado e apropriado. Expressou características do método ativo, perfazendo um recurso didático que representava a modernização da instrução escolar na época considerada.

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Publicado
2021-08-24
Como Citar
OLIVEIRA, L.; PAIS, L. O Pequeno Contador de Alípio Franca: o material didático e suas potencialidades pedagógicas para ensinar Aritmética. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-22, 24 ago. 2021.