Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática

Palavras-chave: Psicologia, Escolas Normais, Saberes da Formação de Professores, História do Ensino de Matemática

Resumo

Este texto aponta contribuições de disciplinas relacionadas à Psicologia, do Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, no período de 1954 a 1966. Buscando responder de que forma as disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pesquisado colaboraram para a formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, a pesquisa pautou-se na história cultural, fundamentada em Chartier (1991, 2002); nas noções de cultura escolar e disciplina escolar, de Julia (2001) e Chervel (1990), respectivamente; e nas categorias saberes a ensinar e saberes para ensinar, de Hofstetter e Schneuwly (2017). Considerando os saberes para a formação de professores, foram analisados conteúdos das disciplinas relacionadas à Psicologia e se concluiu terem sido elas fundamentais para a formação das normalistas, preparando-as para atuar tanto em Matemática como nas demais disciplinas. No contexto geral das disciplinas, contribuíram mediante o ideário da Escola Nova com conhecimentos básicos, concepções de infância e métodos educativos. Quanto ao ensino de Matemática, a disciplina Psicologia facultou uma abordagem de aspectos ligados à didática e à cognição e priorizou os saberes para ensinar, se ocupando da psicologia da matemática, da psicologia da aritmética, da psicologia da tabuada, dentre outros.

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Biografia do Autor

Marly Gonçalves da Silva, Secretaria de Estado da Educação da Bahia
 

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Relatório da primeira prova parcial de junho de 1956. [Arquivo do Ginásio de Jequié].

Publicado
2021-08-25
Como Citar
SILVA, M.; LANDO, J. Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-24, 25 ago. 2021.