Heranças histórico-epistemológicas da modelagem matemática financeira escolar

Palavras-chave: Modelagem Matemática Financeira, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar a problemática da transposição didática sobre a modelagem matemática financeira escolar a partir de versões dessa prática em fragmentos histórico-epistemológicos de obras de diferentes temporalidades. Para isso, descrevemos uma trajetória dessas práticas a partir de obras de diferentes contextos de produção social do cálculo de juros para o ensino, a fim de verificar a transposição didática dessa prática como produto de uma modelagem matemática específica à luz de recursos teórico-metodológicos da teoria antropológica do didático. Foram analisados fragmentos empíricos concernentes à formação inicial de professores a partir de problemáticas sobre o modelo matemático de financiamento em prestações fixas. Os resultados pontuados confirmam a hipótese da existência de uma prática social de modelagem matemática financeira que, em muitos aspectos, é preservada na instituição escolar. Esses resultados indicam possibilidades para responder, embora parcialmente, às problemáticas de interesse da teoria antropológica do didático, bem como estimulam futuras pesquisas sobre a história social de praxeologias para o ensino.

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Publicado
2021-08-25
Como Citar
SODRÉ, G. Heranças histórico-epistemológicas da modelagem matemática financeira escolar. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-25, 25 ago. 2021.