Regra de Cramer: uma perspectiva histórica para o ensino de sistemas lineares

Palavras-chave: Sistemas Lineares, Gabriel Cramer, Regra de Cramer, História da Matemática, Educação Matemática

Resumo

A partir da História da Matemática, como um recurso metodológico para o ensino de conceitos matemáticos, o presente artigo visa abordar, o método conhecido como Regra de Cramer. Os autores se baseiam na publicação de 1750, intitulada Introduction à l'analyse des lignes courbes algébriques (Introdução a análise das linhas curvas algébricas), em que Gabriel Cramer (1704-1752) discorre a respeito de curvas e equações, além de apresentar originalmente a regra utilizada para resolver sistemas lineares. Neste artigo, mantém-se a linguagem e estética matemática do período, bem como, procura-se dar um breve panorama contextual da referida obra e algumas passagens da biografia do matemático. Esta pesquisa se apoia nas classificações de Fried (2014), em que considera elementos culturais, curriculares e motivacionais para relacionar a História da Matemática e a Educação Matemática. Conclui-se que a inserção deste tema, por meio de uma perspectiva histórica, pode fornecer elementos para o professor desmistificar a visão da matemática como uma ciência pronta e acabada.

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Publicado
2021-08-25
Como Citar
GODOY, K.; LEITE, D. Regra de Cramer: uma perspectiva histórica para o ensino de sistemas lineares. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-24, 25 ago. 2021.