Curto-Circuito: uma proposta de jogo para o ensino de circuitos elétricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a35

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Circuitos Elétricos, Ensino de Física, Inteligências Múltiplas

Resumo

Neste artigo, faz-se um relato de experiência apresentando um jogo de cartas envolvendo os conceitos de circuitos elétricos. O relato visa a compartilhar o jogo com outros professores e analisar seu potencial pedagógico na motivação e no estímulo às múltiplas inteligências dos estudantes. As atividades foram realizadas com aproximadamente 30 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O caso apresentado fez parte de um estudo maior sobre pluralismo metodológico e inteligências múltiplas no ensino de circuitos elétricos. A pesquisa na qual a experiência se insere possui natureza qualitativa e os dados foram obtidos por meio de observações e registro em áudio das aulas. Os registros foram transcritos e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. O texto descreve as regras e os elementos constituintes do jogo e discute alguns exemplos de circuitos elétricos que podem ser elaborados. Por fim, relata-se a experiência ao utilizá-lo em sala de aula e analisa-se os dados coletados à luz da teoria das inteligências múltiplas. Por sua natureza social e desafiadora, o jogo se mostrou uma interessante ferramenta para estimular diferentes inteligências e aumentar a motivação e a participação dos estudantes no processo educacional.

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Publicado

2021-06-06

Como Citar

ORTIZ, G. S.; DENARDIN, L. Curto-Circuito: uma proposta de jogo para o ensino de circuitos elétricos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1–27, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n3a35. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2975. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos