Aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no Cálculo Diferencial e Integral: uma análise das publicações em periódicos de Educação Matemática
Resumo
Esse artigo apresenta uma análise qualitativa da produção bibliográfica sobre a aplicação da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no Cálculo Diferencial e Integral. A investigação foi realizada no acervo de quatro revistas na área de Educação Matemática, nos últimos cinco anos, 2015 a 2020. A construção do corpus foi composta pelos artigos publicados nos seguintes periódicos: Bolema, Zetetiké, Educação Matemática em Revista e Revemat. A coleta e análise dos dados foram realizadas a partir da análise textual discursiva. Verificou-se nesses periódicos, após a investigação, poucas publicações envolvendo a teoria da Aprendizagem Significativa, poucas publicações envolvendo o ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e nenhuma publicação acerca da aplicação da teoria da Aprendizagem Significativa no Cálculo Diferencial e Integral. Conclui-se que esse tema requer uma quantidade maior de investigações pois estas podem colaborar para a melhoria no ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados no Cálculo Diferencial e Integral.
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Referências
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