Argumentação na educação em Ciências: algumas questões metodológicas para o debate

Palavras-chave: Argumentação na Educação em Ciências, Ferramentas Analíticas, Teoria do Diálogo

Resumo

Neste ensaio, discutimos alguns aspectos metodológicos sobre a argumentação na Educação em Ciências, especificamente: o emprego dos conceitos argumentação como produto e como processo por alguns pesquisadores; a ênfase dada à argumentação como produto nas pesquisas; e o uso de determinados instrumentos de coleta de dados para analisar e avaliar a argumentação de alunos e professores. A partir disso, apresentamos e avaliamos dois referenciais fundamentados na teoria do diálogo que possuem potencial para analisar a argumentação como processo de professores e alunos de Ciências. Os resultados indicam i) que os conceitos argumentação como produto e como processo estão sendo empregados inadequadamente por alguns pesquisadores de nosso campo, ii) que a existência de algumas controvérsias envolvendo a argumentação pode estar relacionada à sua investigação, principalmente, como produto a partir do uso de ferramentas coerentes ou não com esse propósito e/ou ao tipo de instrumento de coleta de dados utilizado, iii) que há necessidade de pesquisas que investiguem o processo argumentativo, e iv) que adaptar referenciais fundamentados na teoria do diálogo pode ser um caminho promissor para analisar o processo argumentativo.

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Publicado
2021-08-31
Como Citar
MARTINS, M.; MACAGNO, F. Argumentação na educação em Ciências: algumas questões metodológicas para o debate. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-23, 31 ago. 2021.
Seção
Artigos Gerais