Ensino de Ciências por investigação: contribuições de artigos de bases de dados abertas para a práxis docente

Palavras-chave: Ensino de Ciências por Investigação, Revisão Sistemática, Educação Básica

Resumo

Pesquisas sobre a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação têm apresentado resultados favoráveis para a aprendizagem. Sua implantação em sala de aula requer que o professor se aproprie desta abordagem e conheça exemplos de sucesso para transformação de sua práxis docente. A bibliografia pode ser um importante aliado de professores que queiram trabalhar o Ensino de Ciências por Investigação com seus alunos. Assim, realizamos uma revisão sistemática em bases de busca abertas, ou seja, disponíveis para consulta dos professores, objetivando caracterizar os artigos empíricos e como contribuem para a práxis docente. Como resultado, obtivemos 20 trabalhos aplicados à Educação Básica, com predominância no ensino de Física. Os artigos com atividades práticas concentravam-se em Física e Química, e atividades de investigação de textos, em Biologia, aspectos que podem estar relacionados aos conteúdos tradicionalmente trabalhados no ensino básico e à natureza dessas ciências. Metade dos trabalhos aplicados ao Ensino Médio foi realizada em escolas técnicas, levantando questões relacionadas a diferenças dessas instituições que possibilitam o envolvimento dos professores nessa abordagem. Os artigos contemplavam: aprendizagem de conceitos, engajamento e alfabetização científica. No entanto, uma questão importante foi observada nos estudos: a avaliação dentro dessa abordagem ainda é pouco explorada nas pesquisas.

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Publicado
2021-05-23
Como Citar
REIS, L.; BEVILACQUA, G.; SILVA, R. Ensino de Ciências por investigação: contribuições de artigos de bases de dados abertas para a práxis docente. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-23, 23 maio 2021.
Seção
Artigos Gerais