Perspectivas de alfabetização científica em sequências didáticas na formação de professores de Física

Palavras-chave: Formação de Professores de Física, Alfabetização Científica, Racionalidade Comunicativa

Resumo

Perspectivas de alfabetização científica concernente às ações educativas nos domínios de educação em ciências remetem a processos formativos docentes. Subjacente a essa asserção, demarca-se concepção de racionalidade comunicativa, alusiva às proposições de Jürgen Habermas, concatenada à tematização do mundo da vida, em referência à formação e atuação docente. Atinente a esses pressupostos, neste trabalho, objetiva-se analisar perspectivas de alfabetização científica, inerentes a sequências didáticas elaboradas por estudantes de Licenciatura em Física. Os dados analisados abrangem questionário, as referidas sequências didáticas e as transcrições de gravações em áudio de interações discursivas em Grupo Focal, concernente ao processo construtivo desses materiais. A análise desses dados se reporta a pressupostos de Análise de Conteúdo e agrega eixos pertinentes a: parâmetros de alfabetização científica; abordagem sobre ciência e de conceitos físicos. Salienta-se a preponderância da noção de Alfabetização Científica Prática nas composições dos licenciandos e denota-se premência de abordagem conceitual tradicional em detrimento à tematização de aspectos do mundo da vida. Esses apontamentos reverberam em prospecções à formação docente, atinentes à problematização e construção conjunta de teoria e prática educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 7 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOCHECO, O. Parâmetros para a abordagem de evento no enfoque CTS. 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo I: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo II: sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b.

JAMMER, M. Conceitos de força: estudo sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2011.

MACIEL, M. D. Alfabetização científica e tecnológica sob o enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): implicações para o currículo, o ensino e a formação de professores. REnCiMa, v. 3, n. 3, p. 152-160, 2012.

MÜHL, E. H. Habermas: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo: UPF, 2003.

PIZARRO, M. V. Alfabetização científica nos anos iniciais: necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. 2014. 355 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.

RAMOS, F.; DANHONI NEVES, M.; FONTES, A.; BATISTA, M. Alfabetização Científica e as visões deformadas no ensino de ciências: Algumas reflexões sobre os discursos dos professores de Física. REnCiMa, v. 11, n. 3, p. 1-15, maio 2020.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio, v. 17, n. especial, nov. 2015.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

TERRA, P. S. O ensino de Ciências e o professor anarquista epistemológico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 2, n. 19, p. 208-218, jul. 2002.

ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
SANTOS, E.; SUTIL, N.; ROEHRIG, S. Perspectivas de alfabetização científica em sequências didáticas na formação de professores de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-20, 30 set. 2021.
Seção
Artigos Gerais