Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica: construção de uma usina hidrelétrica na cidade de Itapiranga-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a18

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Perspectiva Sociocrítica, Educação Matemática, Educação do Campo, Usinas Hidrelétricas

Resumo

O presente relato de experiência objetiva investigar como a Modelagem Matemática pode contribuir para a aprendizagem da matemática e para o desenvolvimento sociocrítico relacionado à construção de uma usina hidrelétrica. A prática foi realizada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola do campo, localizada em Santa Catarina. O problema modelado pelos estudantes foi “A barragem é uma alternativa vantajosa para o município de Itapiranga? Por quê?”. A escolha da barragem como temática vem ao encontro com as perspectivas da Educação do Campo, objetivando contemplar a demanda dos povos campesinos por um currículo próprio e específico para o campo. No que se refere às conclusões, foi possível constatar que a Modelagem Matemática propiciou um ambiente investigativo, oportunizando que os alunos refletissem sobre as vantagens e desvantagens na construção da usina hidrelétrica na comunidade, do ponto de vista econômico e social, utilizando-se dos conhecimentos matemáticos necessários para contribuir com essa análise.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

RAMBO, P. H. S.; FIOREZE, L. A. Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica: construção de uma usina hidrelétrica na cidade de Itapiranga-SC. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a18. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2943. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

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Artigos