Modelo atômico de Thomson e o Ensino Fundamentado em Modelagem: uma intervenção no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a17

Palavras-chave:

Pesquisa-Ação, Ensino de Química, Sequência Didática, Desenvolvimento de Habilidades, Átomo

Resumo

A palavra modelo apresenta uma série de significados de senso comum que divergem substancialmente de sua acepção na Ciência. Isso pode gerar entraves para o processo de ensino e aprendizagem de uma disciplina centrada em modelos, como é o caso da Química. Uma alternativa para se trabalhar de forma adequada com modelos em sala de aula é o Ensino Fundamentado em Modelagem. Nessa perspectiva, este texto apresenta uma intervenção focada no modelo atômico de Thomson. O objetivo foi apresentar com detalhes e analisar em que medida a sequência didática, Thomson: foste injustiçado pelos livros!, planejada para uma sala de 42 alunos, auxilia no aprendizado das principais características do modelo e no desenvolvimento/mobilização de habilidades de argumentação. A pesquisa se desenvolveu na perspectiva da pesquisa qualitativa, seguindo os princípios teóricos e metodológicos da pesquisa-ação. Os resultados de pesquisa evidenciaram que a intervenção didática possibilitou a aprendizagem das principais características do modelo atômico de Thomson e que, durante os processos de modelagem, os alunos desenvolveram/mobilizaram as capacidades de elaborar argumentos, lidar com evidências, contra-argumentar e refutar. Ademais, os momentos de testes mentais e de socialização foram importantes para esses resultados.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

SÁ, C. R. A. de; MORALLES, V. A.; BEGO, A. M. Modelo atômico de Thomson e o Ensino Fundamentado em Modelagem: uma intervenção no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a17. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2942. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

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Artigos