A etnomodelagem no contexto da carcinicultura cearense: possibilidades para a sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a16Palavras-chave:
Etnomatemática, Modelagem Matemática, Etnomodelos, CurrículoResumo
Em um mundo cada vez mais interconectado, a Educação tem como um de seus desafios formar valores que possibilitem aos estudantes uma convivência harmoniosa em uma sociedade plural. Em Educação Matemática, a investigação de conhecimentos de grupos socioculturais, sob as perspectivas de seus próprios membros e da matemática acadêmica pode ser um caminho promissor para o currículo escolar. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo identificar etnomodelos utilizados na carcinicultura e apontar possibilidades de integração destes aos conteúdos da BNCC. A pesquisa foi realizada em uma fazenda de carcinicultura do município de Jaguaruana-CE e teve como participante seu proprietário. Os dados foram coletados por meio da observação e da entrevista e analisados utilizando análise de conteúdo. Através da Etnomodelagem, foi possível representar alguns etnomodelos presentes em diferentes momentos da criação de camarões. Além disso, verificamos possibilidades de planejamento de experiências educativas no Ensino Fundamental e Ensino Médio, mostrando-se possível inserir saberes de grupos locais, sem desconsiderar o currículo escolar existente. Portanto, uma postura educativa que estabeleça elos entre matemática acadêmica e conhecimentos de grupos socioculturais, evitando sobreposições de perspectivas e promovendo o diálogo deve ser um dos anseios a serem alcançados por uma Educação verdadeiramente plural.
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