Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio: uma abordagem interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a14

Palavras-chave:

Educação Matemática, Interdisciplinaridade, Conceitos Matemáticos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a interdisciplinaridade no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática em um curso técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, que objetivou investigar a existência de contribuições desse trabalho no que diz respeito à ressignificação de conceitos matemáticos e à aprendizagem de novos. O intuito era analisar as ações dos estudantes ao lidarem com os conceitos que emergiram no desenvolvimento das atividades e inferir acerca das influências das intervenções dos professores ao mediar essas ações. Para isso, desenvolveu-se três atividades de Modelagem, planejadas com o professor da área específica do curso. Inferiu-se, dentre outros aspectos, que o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática contribuiu para a ressignificação e aprendizagem de conceitos matemáticos à medida que a investigação suscitava a presença dos mesmos, de modo que os estudantes puderam construir relações entre eles e relacioná-los com contextos extramatemáticos, mais especificamente, aqueles afins ao curso técnico correspondente, o que se alinha aos preceitos do ensino nos cursos técnicos dos institutos federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, Rio Claro, n. 22, p. 19-35, 2004.

ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. dos S. Atividades de Modelagem Matemática: Que sentido os alunos podem lhe atribuir? Ciência e Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 483-498, 2005.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, Lisboa, n.4, p. 73-80, 2004.

BRASIL. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, DF: MEC; SETEC, dez. 2007.

BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2004. Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2004.

CIAVATTA, Maria. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n. 1, p. 187-205, jan-abr. 2014.

FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. 6.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Projeto Político Pedagógico do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. Assis Chateaubriand, 2011.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. 1 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LOPES, J. P. M. O Componente Curricular de Arte/Música na Educação Profissional: a visão do docente a respeito do currículo dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos Institutos Federais. 2018. 307 p. Tese (Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Música) – UNIRIO. Rio de Janeiro, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

SANTANA, T. S.; BARBOSA, J. C. A Intervenção do Professor em um Ambiente de Modelagem Matemática e a Regulação da Produção Discursiva dos Alunos. Bolema, Rio Claro, v. 26, n.43, p. 991-1020, ago. 2012.

SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. Que interdisciplinaridade se verifica nos trabalhos de Modelagem Matemática? In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 7, 2016. Londrina: Anais... Londrina: SBEM, 2016.

SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. Um olhar para a interdisciplinaridade presente nos trabalhos de Modelagem Matemática apresentados nas últimas seis edições da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). In: Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem, 3, 2016. Londrina: Anais...Londrina: UTFPR, 2016a.

SETTI, E. J. K. Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio: um trabalho interdisciplinar. 2017. 261 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2017.

SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática e Literatura: qual é o público? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 7., 2017, Canoas. Anais... Canoas: Ulbra, 2017.

SILVA, K. A. P.; BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, L. M. W. Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia. R.B.E.C.T, Curitiba, v. 8, n.1, jan./abr. 2015.

SOARES, J. A.; SOUZA, W.; COSTA, E.; VIZOLLI, I.; AMORIM, A.; SOUSA, J. P.; SILVA, R. Modelagem Matemática como estratégia de ensino de tópicos de estatística na formação básica técnica: uma aplicação na criação de frangos caipiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 133 - 152, 18 dez. 2018.

THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-598, 2008.

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

VERTUAN, R. E. Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática. 2013. 247p. Tese de Doutorado (Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, 2013.

VERTUAN, R. E.; ALMEIDA, L. M. W. Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 1070-1071, dez. 2016.

VERTUAN, R. E.; DA SILVA, K. P. Pensamento Estatístico em uma atividade de modelagem matemática: ressignificando o lançamento de aviões de papel. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 320-334, 28 maio 2018.

VERTUAN, R. E.; SILVA, K. P. BORSSOI, A. H. Modelagem Matemática em disciplinas no Ensino Superior: o que manifestam os estudantes? Educere et Educare, Revista de Educação, Cascavel, v.12, n.24, jan./abr.2017.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio: uma abordagem interdisciplinar. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a14. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2939. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos