Emergência e reconhecimento de um problema a investigar em modelagem matemática por alunos do Ensino Fundamental

Resumo

No presente estudo direcionamos o nosso olhar para o modo como emerge um problema a ser investigado em atividades de modelagem matemática, e consideramos que a problematização de uma situação de interesse dos alunos oportuniza ao professor debater acerca de aspectos da realidade deles e de conhecimentos diversos, para além de conceitos matemáticos, ao buscarem por soluções para o problema que rege o desenvolvimento da atividade de modelagem matemática. Com o propósito de investigar que aspectos levam os alunos a reconhecerem um problema a investigar em atividades de modelagem matemática, além de apresentarmos nossas considerações sobre a Modelagem Matemática com alusão ao problema, trazemos para discussão duas atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do Ensino Fundamental. A opção metodológica que fundamenta nosso estudo é a abordagem qualitativa, sendo os materiais de análise constituídos das transcrições das gravações em áudio das aulas e dos registros escritos dos alunos e da professora. Com base nas ações e argumentações dos alunos inferimos que, em uma atividade de modelagem matemática, o problema emerge e se sustenta segundo dois aspectos: pela curiosidade dos alunos associada ao envolvimento deles para com o tema em estudo; pela intervenção do professor durante o desenvolvimento das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. M. W. de; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem. Bolema: Boletim de Educação Matemática, ano 17, n. 22, p. 19-35, 2004.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2010.

CARREIRA, S.; BAIOA, A. M. Mathematical modelling with hands-on experimental tasks: on the student’s sense of credibility. ZDM, v. 50, n. 1-2, p. 201-215, 2018.

CASTRO, É. M. V. Procedimentos dos alunos associados às suas ações cognitivas em atividades de modelagem matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2017.

LITTIG, J.; LORENZONI, L. L.; TEIXEIRA, O. L. de; FERREIRA, M. A. V. A Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica e a Teoria da Situação Didática: identificando aproximações potencializadores da aprendizagem e do desenvolvimento do conhecimento reflexivo. REnCiMa, v. 10, n. 1, p. 01-13, 2019.

MEYER, J. F. C.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Educação Matemática. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

NUNES, A. da S.; NASCIMENTO, W. J.; SOUSA, B. N. P. A. Modelagem Matemática: um panorama da pesquisa brasileira na Educação Básica. REnCiMa, v. 11, n. 4, p. 232-253, 2020.

POLLAK, H. O. The Place of Mathematical Modelling in the System of Mathematics Education: Perspective and Prospect. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds). Mathematical Modelling in Education Research and Pratice. Cham, Switzerland: Springer, p. 265-276, 2015.

REHFELDT, M. J. H.; NEIDE, I. G.; BÖCKEL, W. J.; BROILO, A. P.; PISCHING, I.; HEINEN, C. A.; KÖNIG, R. I. Modelagem Matemática no Ensino Médio: uma possibilidade de aprendizagem a partir de contas de água. REnCiMa, v. 9, n. 1, p. 103-121, 2018.

SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus, 2001.

SANTOS, S. R. P. dos. Um estudo sobre o problema em atividades de modelagem matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Guarapuava, 2019.

SILVA, K. A. P. Modelagem Matemática e semiótica: algumas relações. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

VERONEZ, M. R. D. As funções dos signos em atividades de modelagem matemática. 2013. 176p. Tese de Doutorado (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

VERONEZ, M. R. D.; CASTRO, E. M. V. de. Intervenções do professor em atividades de modelagem matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 3, p. 431-450, maio/junho 2018.

VERONEZ, M. R. D.; CASTRO, E. M. V.; MARTINS, M. A. Uma Investigação Acerca o Problema em Atividades de Modelagem Matemática. VIDYA, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 223-235, jan./jun. 2018.

VERONEZ, M. R. D.; VELEDA, G. G. Reflexões sobre a Realidade em uma Atividade de Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, p. 1237-1252, 2016.

Publicado
2021-03-01
Como Citar
SANTOS, S.; VERONEZ, M. Emergência e reconhecimento de um problema a investigar em modelagem matemática por alunos do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-21, 1 mar. 2021.
Seção
Artigos Gerais