Emergência e reconhecimento de um problema a investigar em modelagem matemática por alunos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a13Resumo
No presente estudo direcionamos o nosso olhar para o modo como emerge um problema a ser investigado em atividades de modelagem matemática, e consideramos que a problematização de uma situação de interesse dos alunos oportuniza ao professor debater acerca de aspectos da realidade deles e de conhecimentos diversos, para além de conceitos matemáticos, ao buscarem por soluções para o problema que rege o desenvolvimento da atividade de modelagem matemática. Com o propósito de investigar que aspectos levam os alunos a reconhecerem um problema a investigar em atividades de modelagem matemática, além de apresentarmos nossas considerações sobre a Modelagem Matemática com alusão ao problema, trazemos para discussão duas atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do Ensino Fundamental. A opção metodológica que fundamenta nosso estudo é a abordagem qualitativa, sendo os materiais de análise constituídos das transcrições das gravações em áudio das aulas e dos registros escritos dos alunos e da professora. Com base nas ações e argumentações dos alunos inferimos que, em uma atividade de modelagem matemática, o problema emerge e se sustenta segundo dois aspectos: pela curiosidade dos alunos associada ao envolvimento deles para com o tema em estudo; pela intervenção do professor durante o desenvolvimento das atividades.
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