Modelos Matemáticos em Atividades de Modelagem Matemática: considerações a partir da filosofia da linguagem de Wittgenstein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a12

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Modelos Matemáticos, Filosofia, Wittgenstein

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de apresentar uma reflexão de natureza filosófica sobre os usos da expressão modelo matemático por meio de uma análise de diferentes práticas em que o uso de modelos matemáticos entra em ‘cena’ quando consideramos atividades de modelagem matemática na Educação Matemática. Inspiramo-nos no método terapêutico usado pelo filósofo Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas e as reflexões apresentadas, de natureza sobretudo conceitual, pretendem colaborar com a elucidação de possíveis confusões conceituais no âmbito dessas práticas. A partir da filosofia tardia de Ludwig Wittgenstein, nas análises abordamos exemplos de modelos matemáticos tratados em atividades de modelagem matemática, a partir de publicações da área e a partir de práticas pedagógicas com modelagem, cuja coleta de dados foi feita em registros de relatórios de oito atividades desenvolvidas em diferentes contextos. Nos resultados, indicamos desdobramentos decorrentes dos usos de modelos matemáticos, suas finalidades e intencionalidades, diferentes possibilidades de estruturas matemáticas que são envolvidas na ação dos sujeitos no contexto escolar, e sobre o papel do professor para sistematizar e guiar o desenvolvimento dos modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

SOUSA, B. N. P. A.; TORTOLA, E. Modelos Matemáticos em Atividades de Modelagem Matemática: considerações a partir da filosofia da linguagem de Wittgenstein. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a12. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2937. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos