Ciclo de modelagem matemática interpretado à luz de estratégias heurísticas dos alunos

Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Heurísticas, Ciclo de Modelagem

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que dirigimos nossa atenção aos chamados ciclos de modelagem matemática, mais especificamente ao duplo sentido das setas usadas nestes ciclos, associando-os às estratégias heurísticas dos alunos quando desenvolvem estas atividades. Nossa base teórica refere-se às etapas, fases ou mesmo estágios relativos ao desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática, bem como a pressupostos relativos às estratégias heurísticas como dispositivos usados pelos alunos para definir encaminhamentos adequados na resolução de um problema. A pesquisa empírica refere-se a uma atividade de modelagem matemática desenvolvida por alunos de uma disciplina de Modelagem Matemática em um programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de uma universidade pública. Uma descrição narrativa de falas e gestos, bem como o relatório e uma apresentação dos resultados, realizada por um grupo de cinco alunos, nos permitem inferir que setas de duplo sentido no ciclo de modelagem matemática correspondem a um fazer ou percorrer um caminho em que estratégias heurísticas são dispositivos para prosseguir, regular e avaliar o encaminhamento da atividade.

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Publicado
2021-03-01
Como Citar
ALMEIDA, L.; SILVA, K. Ciclo de modelagem matemática interpretado à luz de estratégias heurísticas dos alunos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-27, 1 mar. 2021.
Seção
Artigos Gerais