Projetos de Modelagem com alunos do Ensino Fundamental: contradição em um sistema de atividade
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a10Palavras-chave:
Pedagogia de Projetos, Modelagem Matemática, Teoria da Atividade, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa que foi realizada em uma escola pública de Porto Alegre, RS, com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. A seguinte pergunta diretriz orienta este trabalho: Como se mostra o início do desenvolvimento de projetos de Modelagem por alunos do Ensino Fundamental? A concepção de Modelagem que adotamos está de acordo com as perspectivas que associam a Modelagem Matemática à Pedagogia de Projetos, uma concepção que entende que o aluno deve ser ativo durante o desenvolvimento do projeto, decidindo, inclusive, sobre o tema a ser escolhido para investigação. Para análise do desenvolvimento do trabalho, ancoradas na Teoria da Atividade, consideramos as ações tomadas pelos alunos em um sistema de atividade coletivo, composto pelo sujeito, artefatos, objeto, comunidade, regras e divisão do trabalho. A pesquisa é de cunho qualitativo e a análise dos dados apontou para a emersão de uma contradição interna entre o sujeito e o objeto da atividade relacionada ao desenvolvimento do projeto de Modelagem, a qual resultou da influência do sistema de atividade relacionado ao modo antigo de produzir conhecimento matemático em sala de aula. Além disso, a intervenção da professora mostrou-se importante para a superação dessa contradição.
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