Olhares de docentes sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a04

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Formação Continuada, Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta uma compreensão acerca de olhares de professores da Educação Básica da rede pública estadual paulista, participantes de um curso de formação continuada, sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática. A pesquisa realizada foi pautada no paradigma qualitativo e os dados apresentados são oriundos de um questionário, respondido pelos docentes ao final desse curso. Nossa análise indica que os professores se mostram interessados pelas potencialidades da Modelagem, a partir das vivências realizadas no curso, ancoradas na práxis, em uma perspectiva freireana, mas que é preciso que ações mais próximas às escolas, e mais duradouras, sejam realizadas, para que os docentes se sintam mais seguros em levar atividades de Modelagem para suas aulas. Também revela que é preciso que toda a comunidade escolar se envolva para que práticas de Modelagem possam acontecer nas escolas. Sendo assim, entendemos que tais resultados podem contribuir para refletirmos sobre caminhos para que a Modelagem se faça presente nas aulas de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

MALHEIROS, A. P. dos S.; SOUZA, L. B.; FORNER, R. Olhares de docentes sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–22, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a04. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2925. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)