A recontextualização pedagógica operada em uma prática de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a03

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aspectos Recontextualizadores, Discurso Pedagógico

Resumo

À luz dos pressupostos teóricos da Teoria dos Códigos de Basil Bernstein, esse estudo buscou responder: Que aspectos recontextualizadores emergem em uma prática de Modelagem nos anos iniciais com a vivência da professora em um espaço de formação continuada em Modelagem Matemática? Para tanto repousamos nossos olhares sobre a relação de comunicação da professora no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem, em uma turma de 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como sobre as relações de comunicações impressas no âmbito do espaço formativo. Os dados oriundos desse estudo foram obtidos por meio de gravações em áudio e vídeo, e submetidos a transcrição dos mesmos. Das nossas análises, na perspectiva da linguagem de descrição, segundo a abordagem metodológica da teoria adotada, emergiram três aspectos recontextualizadores: i) Experiência com a formação em Modelagem; ii) Vivência da própria prática; iii) Especificidade dos anos iniciais, que se apresentaram imbricados na prática pedagógica, no contexto do ambiente instaurado, em meio a diferentes combinações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, W. R. A transformação de textos de materiais curriculares educativos por professores de matemática nas práticas pedagógicas: uma abordagem sociológica com a lente teórica de Basil Bernstein.2014. 98f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, 2014.

ALMEIDA, L.W., SILVA, K. P., VERTUAN, R.E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.

BARBOSA, J. C. As relações dos professores com a Modelagem Matemática. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 8., 2004, Recife, PB. Anais... Recife: SBEM, 2004.

BARBOSA, J. C. A prática dos alunos no ambiente de modelagem matemática: o

esboço de um framework. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. de L. Modelagem matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007. p. 161-174.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes. 1996. 207 p.

BERNSTEIN, B. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1998. 239 p.

BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identify: theory, research, critique. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2000. 230 p.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.

BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: I Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. I EPMEM, 2004, Londrina: UEL, Anais. 2004.

BURAK, D. KLÜBER, T. E. Encaminhamentos didático-pedagógicos no contexto de uma atividade de Modelagem Matemática para a Educação Básica. In: ALMEIDA, L. M.W.; ARAÚJO, J. L.; BISOGNIN, E. (Org.). Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática: relatos de experiências e propostas pedagógicas. Londrina: Eduel, 2011. p. 45-64.

D´AMBROSIO, U. “Prefácio”. In: D´AMBROSIO, U. Pesquisa qualitativa em educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2004. p. 9-21.

GOMES, J. C. S. P. Práticas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em atividades de Modelagem Matemática. 2018. 205p. Dissertação – Exame de qualificação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2018.

KLÜBER, T. E. et al. Prática Pedagógica em artigos sobre Formação de Professores em

Modelagem: algumas considerações. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA, 12., São Paulo, SP. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul.

, p. 1-13.

KLÜBER, T. E. Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação

Matemática Brasileira: questões emergentes. Educere et Educare. Revista de

Educação, Cascavel, v.12. n.24. jan-abr, 2017.

LUNA, A. V. A.; SOUZA, E. G.; SANTIAGO, A. R. C. M. A Modelagem Matemática nas Séries Iniciais: o germém da criticidade, Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Santa Catarina, v. 2, n. 2, p. 135- 157, jul. 2009.

LUNA, A. V. A. Modelagem matemática na formação continuada e a recontextualização pedagógica desse ambiente em salas de aula. 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2012.

LUNA, A. V.A.; SOUZA. E.G. Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Práticas e Desafios. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs). Modelagem Matemática nos anos iniciais. São Paulo: Sucesso, 2014. p. 37-50.

MALHEIROS, A. P. S. Possibilidades da Modelagem Matemática na formação dos professores dos anos iniciais. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs). Modelagem Matemática nos anos iniciais. São Paulo: Sucesso, 2014. p. 25-36.

MUTTI, G. S. L.; KLÜBER, T. E. Aspectos que constituem práticas pedagógicas e a formação de professores em modelagem matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 85-107, nov. 2018.

OLIVEIRA, A. M. P. Modelagem Matemática e as tensões nos discursos dos professores. 2010. 200f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

SANTANA, T. S. A regulação da produção discursiva entre professor e alunos em um ambiente de Modelagem Matemática. 2011. 112f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

SANT’ANA. A. A. SANT’ANA. M. F. SERPA. P. B. S. Discussão entre professora e alunos em um ambiente de Modelagem Geométrica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 1, p.79 - 90, 2020.

SILVA, L. A. Uma análise do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática com a lente teórica de Basil Bernstein. 2013. 167f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, 2013a.

SILVA, M. S. A recontextualização pedagógica de materiais curriculares educativos sobre Modelagem. 2013. 144f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, 2013b.

SILVA, L. A.; OLIVEIRA, A. M. P. Quando a escolha do tema em atividades de

Modelagem matemática provém do professor: o que está em jogo? Acta Scientiae, v.17,

n.1, jan./abr. 2015.

SILVA, V. S. KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões e apologia aos seus usos. ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs). Modelagem Matemática nos anos iniciais. São Paulo: Sucesso, 2014. p. 7 -24.

TAMBARUSSI, C. M; KLÜBER, T. E. Focos da pesquisa stricto sensu em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: considerações e reflexões. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 209 - 225, 2014.

TEODORO, F. P. KATO, L. A. ALGUNS ASPECTOS RECONTEXTUALIZADORES EM

PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA: um estudo a partir da literatura. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – CNMEM,10, 2017. Anais... Maringá: UEM, 2017.

TORTOLA, E. Os usos da linguagem em atividades de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

TORTOLA, E. ALMEIDA, L. M.W. A Modelagem Matemática nos anos iniciais: Um olhar sobre a linguagem. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs). Modelagem Matemática nos anos iniciais. São Paulo: Sucesso, 2014. p. 63-78.

TORTOLA, E. Configurações de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 304 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

VERTUAN, R. E. SILVA, K. A. P. Pensamento Estatístico em uma atividade de modelagem matemática: ressignificando o lançamento de aviões de papel. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 320 - 334, 2018.

ZANELLA, M. S. Tarefas de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo com alunos alemães e brasileiros. 2016. (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

TEODORO, F. P.; KATO, L. A. A recontextualização pedagógica operada em uma prática de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–27, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a03. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2924. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos