A recontextualização pedagógica operada em uma prática de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais

Palavras-chave: Educação Matemática, Aspectos Recontextualizadores, Discurso Pedagógico

Resumo

À luz dos pressupostos teóricos da Teoria dos Códigos de Basil Bernstein, esse estudo buscou responder: Que aspectos recontextualizadores emergem em uma prática de Modelagem nos anos iniciais com a vivência da professora em um espaço de formação continuada em Modelagem Matemática? Para tanto repousamos nossos olhares sobre a relação de comunicação da professora no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem, em uma turma de 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como sobre as relações de comunicações impressas no âmbito do espaço formativo. Os dados oriundos desse estudo foram obtidos por meio de gravações em áudio e vídeo, e submetidos a transcrição dos mesmos. Das nossas análises, na perspectiva da linguagem de descrição, segundo a abordagem metodológica da teoria adotada, emergiram três aspectos recontextualizadores: i) Experiência com a formação em Modelagem; ii) Vivência da própria prática; iii) Especificidade dos anos iniciais, que se apresentaram imbricados na prática pedagógica, no contexto do ambiente instaurado, em meio a diferentes combinações.

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Publicado
2021-03-01
Como Citar
TEODORO, F.; KATO, L. A recontextualização pedagógica operada em uma prática de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-27, 1 mar. 2021.
Seção
Artigos Gerais