Em direção a uma caracterização da intervenção docente: ações de um professor em uma prática de modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a02

Palavras-chave:

Educação Matemática, Intervenção do Professor, Rotas de Modelagem, Processo de Intervenção, Etapas da Modelagem

Resumo

Neste estudo, objetivamos caracterizar as intervenções de um professor ao longo do desenvolvimento e da organização de uma prática de modelagem na educação matemática. Com uma abordagem qualitativa, foram observadas as aulas de um professor no decorrer da realização de uma atividade de modelagem. A partir da atuação do docente, reconhecemos ações de intervenção que tinham por intuito influenciar ou direcionar a atuação dos estudantes. Nossa análise foi balizada a partir da identificação de ações de intervenção em algumas etapas de organização da prática de modelagem, a saber: escolha do tema, formulação do problema, coleta de dados, matematização e produção do modelo matemático. Desse modo, pudemos perceber que os professores possuem suas próprias rotas de intervenção de modo que essas ações não seguem o mesmo sequenciamento das etapas. Além disso, foi possível caracterizar a intervenção docente em práticas de modelagem matemática em dois grupos: as intervenções convergentes, que são aquelas nas quais o professor intervém em uma etapa específica e suas intervenções se referem, exatamente, àquela etapa; e as intervenções divergentes, nas quais a intervenção do professor se refere a etapas para além daquela em que ela acontece.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

LIMA, F. H. de; ARAÚJO, J. de L. Em direção a uma caracterização da intervenção docente: ações de um professor em uma prática de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a02. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2923. Acesso em: 23 set. 2023.

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