Modelagem Matemática e Criatividade: algumas confluências

Palavras-chave: Processo Criativo, Ensino e Aprendizagem, Modelagem Matemática

Resumo

Das diferentes preocupações sobre as quais repousam a atenção das pesquisas que temos desenvolvido no âmbito de um grupo de estudo em Educação Matemática, uma delas, de modo particular, diz respeito ao desenvolvimento da Criatividade em contextos de aulas com Modelagem Matemática. Nesta perspectiva, neste ensaio temos como objetivo estabelecer uma aproximação teórica entre a Modelagem Matemática, tomada na perspectiva da Educação Matemática, e a Criatividade, principalmente no que diz respeito aos elementos do processo criativo. Neste sentido, apresentamos nosso entendimento sobre Modelagem Matemática e sobre Criatividade; empreendemos uma revisão de literatura sobre Modelagem e Criatividade e, por último, apresentamos uma aproximação entre elementos do processo criativo e a Modelagem Matemática, o que chamamos de confluências. Esse movimento permitiu-nos apontar, dentre outras considerações, que aspectos do processo criativo tais como liberdade, investigação, mobilização de ações cognitivas e metacognitivas dos estudantes, são também aspectos destacados na literatura para as atividades de Modelagem Matemática como contribuições para o ensino e para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade no Contexto Educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, p. 45-49, 2007.

ALENCAR, E. S.; BRAGA, N. P.; MARINHO, C. D. Como desenvolver o potencial criador. 12 ed. Petrópolis: vozes, 2016.

ALENCAR, E. E.; FLEITH, D. S. Criatividade: múltiplas perspectivas. 3 ed. 2ª reimpressão - Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. Práticas de professores com Modelagem Matemática: algumas configurações. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 46, p. 6-15, 2015.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. 1 ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.

AMARAL, N. A. R. A Criatividade Matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas. 2016. 453f. Tese (Doutorado) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.

ANTUNES, C. A Criatividade na sala de aula. 2ed. Vozes: Petrópolis, 2004.

AULETE. Dicionário online, 2020. Disponível em: . Acesso em setembro de 2020.

BRANDT, C. F. Um ensaio sobre a Complexidade, a Criatividade e as Representações Semióticas em uma atividade de Modelagem Matemática. In: BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBER, T. E. (Orgs.). Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online] 2 ed. ver. Ponta Grossa: Editora UEPG, p. 163-181, 2016.

CARVALHO, D. S.; SILVEIRA, M. R. A. Jogos de linguagem na perspectiva de Wittgenstein evidenciados em atividades de Modelagem Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, RenCima, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 171-190, 2019.

DAL PASQUALE JUNIOR, M. L. Criatividade e geração de ideias em atividades de Modelagem Matemática. 2019. 195f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.

DE LA VEGA, M. L. C. Creatividad Matemática y Resolución de Problemas. SIGMA, Madri, n. 22, p. 25-34, 2003.

DURANT, R.; LAUTENBACH, R. D. Pre-service Teacher’s Sense-making of Mathematical Modelling through a Design-Based Research Strategy. In: KAISER, G.; STILLMAN, G. A.; LAMPEN, C. E. (Eds) Mathematical Modelling Educacion and Sense-making. New York, Springer, p. 431-442, 2020.

GONTIJO, C. H. Estratégias para o desenvolvimento da Criatividade em Matemática. Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 23, p. 229-244, 2006.

GONTIJO, C. H.; CARVALHO, A. T.; FONSECA, M. G.; FARIAS, M. P. Criatividade em Matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: editora UNB, 2019.

HADAMARD, J. Psicologia da invenção na Matemática. Tradução de Estela dos Santos Abreu. – Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

KATO, L. A.; OLIVEIRA, W. P. Um olhar aos núcleos temáticos em Modelagem Matemática que emergiram dos trabalhos do VII SIPEM. Com a palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 5, n. 11, p. 284-302, 2020.

KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática na educação matemática brasileira: questões emergentes. Educere et Educare: Revista de Educação, Cascavel, v. 12, n. 24, p. 1-11, 2017.

KLÜBER, T. E.; TAMBARUSSI, C. M. A formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma hermenêutica. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 3, p. 412-426, 2017.

MALHEIROS, A. P. S. Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 43, p. 861-882, 2012.

MALHEIROS, A. P. S.; FORNER, R.; SOUZA, L. B. Formação de professores em Modelagem e a escola: que caminhos perseguir? ReBECEM, Cascavel, v. 4, n. 1, p. 01-22, 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, S. R.; MUTTI, G. S. L.; CARVALHO, F. J. R.; KLÜBER, T. E. Grupo de estudos em contextos de formação em Modelagem Matemática: o sentido atribuído por professores a partir de artigos publicados em periódicos. Contexto & Educação, Unijuí, v.33, n. 104, p. 417-457, 2018.

NUNES, A.; NASCIMENTO, W.; SOUZA, B. N. P. A. Modelagem Matemática: um panorama da pesquisa brasileira na educação básica. RenCima, São Paulo, v. 11, n. 4, p. 232-253, 2020.

OLIVEIRA, A. M. P. Uma agenda de pesquisa para a Modelagem Matemática brasileira. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, 7., Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2016, p. 1-11.

OLIVEIRA, W. P.; KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática: uma hermenêutica dos relatórios do GT 10 – Modelagem Matemática da SBEM. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, 167-186, 2017.

PALMA, R. M. Manifestações da Criatividade em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. 2019. 117f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina/Cornélio Procópio, 2019.

PEREIRA, E. A Modelagem Matemática e suas implicações para o desenvolvimento da criatividade. 2008. 104f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2008.

PEREIRA, E. Modelagem Matemática e Resolução de Problemas como potencializadoras da criatividade no ensino de Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, 11., Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUC-PR, 2013. p. 1-13.

PEREIRA, E. A Modelagem Matemática e o papel do professor de Matemática para o desenvolvimento da Criatividade. In: BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Orgs. Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online] 2 ed. ver. Ponta Grossa: Editora UEPG, p. 201-212, 2016.

PINHEIRO, S. C. C. A Criatividade na Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência didática numa turma do 5º ano de escolaridade. 2013. 199f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana do Castelo – Portugal, 2013.

POLLAK, H. O. The Place of Mathematical Modelling in the system of Mathemathics Education: perspectives and prospect. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds) Mathematical Modelling in Education research and pratic: cultural, social end cognitive influences. New York, Springer, p. 265-276, 2015.

QUARTIERI, M. T.; KNIJNIK, G. Modelagem Matemática na escola básica: surgimento e consolidação. Caderno pedagógico, Lageado, v. 9, n. 1, p. 9-26, 2012.

SETTI, E. J. K.; VIANA, E. R.; VERTUAN, R. E. Criatividade na Educação Matemática: o que se mostra dos trabalhos publicados no XII ENEM. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, 13., Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: UNEMAT, 2019, p. 1-15.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. Cultural, Social, Cogntive and Research Influences on Mathematical Modelling Education. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds) Mathematical Modelling in Education research and pratic: cultural, social end cognitive influences. New York, Springer, p. 1- 33, 2015.

TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Focos da pesquisa stricto sensu em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: considerações e reflexões. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 209-225, 2014.

TORRANCE, E. P. Rewarding creative behavior: experiments inclassroom creativity. englewood Cliffs, N. J: Prentice-Hall, 1965.

VERTUAN, R. E.; ALMEIDA, L. M. W. Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática. Bolema, Rio Claro - SP, v. 30, n. 56, p. 1070-1091, 2016.

VERTUAN, R. E.; SETTI, E. J. K. Criatividade e Modelagem Matemática: o que dizem alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática sobre suas formações iniciais. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018, 7., Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018, p. 1-16.

VIANA, E. R.; SETTI, E. J. K.; SCHRENK, M. J.; VERTUAN, R. E. Aspectos de Criatividade no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2019, 15, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL e UTFPR, 2019, p. 1-12.

VIANA, E. R.; VERTUAN, R. E. Estratégias de Criatividade em atividades de Modelagem: uma reflexão metodológica. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2019, 11, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2019 p. 1-15.

VIANA. E. R. Estratégias de estímulo do pensamento criativo em atividades de Modelagem Matemática. 2020. 184f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina/Cornélio Procópio, 2020.

Publicado
2021-03-01
Como Citar
VIANA, E.; VERTUAN, R. Modelagem Matemática e Criatividade: algumas confluências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-23, 1 mar. 2021.
Seção
Artigos Gerais