O uso de softwares no ensino de Biologia: o que revelam as produções científicas da REnBio (2010-2020)?

Palavras-chave: Softwares, Ensino de Biologia, Recursos Didáticos, Trabalho Docente

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento de publicações científicas que abordam possibilidades do uso de softwares como ferramentas no Ensino de Biologia. Os resultados apresentados neste levantamento do conhecimento são oriundos de um mapeamento de trabalhos relacionados ao uso de softwares no ensino de Biologia publicados no banco de dados da Revista de Ensino de Biologia (REnBio) entre os anos de 2010 a 2020. A seleção dos trabalhos foi feita com base nos filtros estabelecidos: (1) trabalhos que abordavam experiências com o uso de software no ensino de Biologia; (2) estudos que propunham o desenvolvimento de softwares voltados especificamente ao ensino de Biologia; (3) estudos que abordavam a produção de recursos didáticos para o ensino de Biologia com auxílio de softwares.  Resultaram do presente levantamento 26 produções e um total de 24 softwares que podem ser aplicados nas diversas temáticas do Ensino de Biologia. A utilização de softwares têm se mostrado uma ferramenta eficaz no trabalho pedagógico, sendo capaz de ocasionar mudanças significativas na capacidade perceptiva e interativa dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, A. N. Três desafios na implantação de tecnologias em escolas. Escribo, 2015.

BEZERRA, A. V. Softwares educativos e o seu uso no ensino de Biologia. 2010. 86 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Metodologia da Educação, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2010.

BIASUTTI, L. D.; MULINARI, M. H.; FERRACIOLI, L. Utilização da modelagem computacional qualitativa para o estudo do fenômeno do ciclo hidrológico. In: III ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA E IV ENCONTRO REGIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 5, 3, 2010, Fortaleza. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, L.; GUIMARÃES, C. R. P. Tecnologia: um recurso facilitador do ensino de Ciências e Biologia. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016.

CESTARO, D. C.; SCHADECK, R. J. G.; RIOS, F. S.; MENDONÇA, M. H. O uso de mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem: ensino de embriologia utilizando peixes teleósteos como modelo. In: III Encontro nacional de ensino de Biologia e IV Encontro regional do ensino de Biologia da regional 5, 3, 2010, Fortaleza. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2010.

DIONOR, G. A; COSWOSK É. D.; GOMES I. F. “O caminho da digestão”: construção de jogo de tabuleiro sobre sistema digestório. In: V Encontro Nacional de Ensino de Biologia E Ii Encontro Regional do Ensino de Biologia da Regional 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D. de; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano?. Experiências em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.

FAGUNDES, S. M. K.; SAURWEIN, I. P. S. Tecnologia e mapas conceituais: uma oficina voltada à formação de professores. In: IV Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 4, 5, 2012, Goiânia. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2012.

FUENTES, L; VILLEGAS, M; MENDOZA, I. Software educativo para la enseñanza de la Biología. Revista de Ciencias Humanas y Sociales, Maracaibo , v. 21, n. 47, p. 82-100, agosto 2005 .

GARCIA, M. C. de M.; SOARES, M. H. F. B. Robótica educacional e aprendizagem colaborativa no ensino de biologia: discutindo o conceito de sistema nervoso. In: V Encontro Nacional de Ensino de Biologia E Ii Encontro Regional do Ensino de Biologia da Regional 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

GOMES, R. R. A. et al. Venha cantar com a gente! produção de paródias como estratégia didática no ensino e aprendizagem de Biologia. In: V Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

GOMES, M. V. C.; LIMA, K. D. A. Jogando com o sistema reprodutor masculino e feminino. In: V Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional.1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

GREGÓRIO, E. A.; MATOS S. A. Simulação computacional do processo de síntese proteica: potencialidades investigativas de um roteiro estruturado. In: V Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

GURGEL et al. Integrando a fisiologia a partir de uma sequência didática baseada no estudo do sistema nervoso. In: V Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional. 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]:

INADA, P. Botânica mediada por recursos multimídia: as contribuições de um software de autoria para o ensino dos ciclos reprodutivos dos grupos vegetais. In: VI Encontro nacional de ensino de Biologia e VIII Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 3, 9, 2016, Niterói. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2016.

LEITE, P. R. M.; ANDRADE, A. O. de; SILVA, V. V. da; SANTOS, A. M. dos. O ensino da Biologia como uma ferramenta social, crítica e educacional. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 400-413, 2017.

LEMOS, P. B. M. Auxiliando dificuldades de aprendizagem apontadas por alunos do ensino médio por meio de objetos virtuais de aprendizagem. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 3-21, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.265.

MARIANO, R. S. O uso das tecnologias na aprendizagem de Biologia em escolas da rede pública. 2014. 31 folhas. Monografia(Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira. 2014.

MARQUES, F. S.; SALOMÃO, S. R. Ensino de biologia e atividades lúdicas: o jogo de tabuleiro conectando conteúdos de evolução e ecologia no ensino médio. In: V Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional. 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

MATTA, L. D. M. da; SANTOS, I. R. dos; MENDONÇA, S. C. da S.; CARVALHO, D. V. M. de; SILVEIRA, A. P. M. da; SILVA, R. P. da. Ensino e aprendizagem de biomoléculas no ensino médio: extração de DNA e estímulo à experimentação. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 59-73, 2020.

MEDEIROS, L. R. et al. Utilização de novas tecnologias como instrumento didático: Estudo interativo sobre sipuncula, echiura e annelida. In: IV Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional. 4, 5, 2012, Goiânia. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2012.

MERISSI, T. L. A. Projeto folder: a promoção da saúde básica mediante a prevenção informativa. In: V Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional. 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

NASCIMENTO, C. A. do et al. Produção e uso de vídeos digitais no ensino de Biologia: experiência em uma disciplina de estágio supervisionado em Fortaleza. In: III Encontro nacional de ensino de Biologia e IV Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 5, 3, 2010, Fortaleza. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2010.

NOBRE, C. N.; LOPES, I. F.; RIVAROLI, L., ANTUNES, J. R.; LEAL, T. P. O uso de Softwares Educativos no ensino Biotecnologia – um estudo de caso em uma escola Estadual no Estado de Minas Gerais. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, v. 9, 2013.

OLIVEIRA, F. E.; SILVA, M. P. Cell membrane: jogo eletrônico como recurso didático no ensino de citologia. In: V Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional. 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

OQUENDO, M. B. Uso de multimídias no ensino de zoologia no ensino médio: experiência em uma escola de ensino fundamental e médio em Fortaleza. In: III Encontro nacional de ensino de Biologia e IV Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 5, 3, 2010, Fortaleza. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2010.

PACIEVITCH, Y. Software. InfoEscola, 2020.

PROTAZIO, A. S; SANTOS-OLIVEIRA, M. F. S; PROTAZIO, A. S. Análise de software para ou ensino de evolução através de critérios pedagógicos e computacionais Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, La Plata, n. 24, pág. 44-55, dez. 2019.

QUINQUIOLO, N. C. R.; SANTOS, C. A. M. dos; SOUZA, M. A. de. Uso de software de realidade aumentada como ferramenta pedagógica: apresentação do aplicativo Virtual Tee. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 328-345, 2020.

RAMOS, C. de A.; DANTAS, S. M. M. de M.; MATOS, L. de A. O uso de óculos 3d anáglifo como ferramenta para o aprendizado da estereoscopia do olho humano. In: IV Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 4, 5, 2012, Goiânia. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2012.

RANGEL, J. R. F. de S.; FEITOSA, A. A. F. M. A. Desafios pedagógicos no ensino de Biologia: concepções e fazeres no espaço escolar. In: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 13., 2015, Recife. Anais do XIII

EDUCERE. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2017.

SANTOS, A. S. et al. As tecnologias da informação e comunicação e o processo de ensino-aprendizagem de biologia no ensino médio. In: IV Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 4, 5, 2012, Goiânia. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2012.

SILVA, J. S. et al. “Baralho dos animais invertebrados”: aprendendo de forma dinâmica. In: V Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

SILVA, J. M. Facebook e mediação no processo de ensino aprendizagem. 2017. 232 p. Tese (Doutorado sanduíche) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade do Minho, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. Campo Grande, 2017.

SORGE et al. Construindo herbários digitais no ensino médio politécnico: oficina de botânica. In: V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA E II ENCONTRO REGIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 1, 7, 2014, São Paulo. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2014.

SOUSA, R. de M.; SANTOS, M. F. dos; ANDRADE, J. M. de. Uso das tecnologias na escola: impasses e possibilidades. In: VII Encontro Internacional de Formação de Professores, IX Fórum Permanente de Inovação Educacional, 8., 2015, Aracaju. Anais. Aracaju: Unit, 2015.

SOUZA, V. W. de. Biosoletrando: uma proposta pedagógica para aulas de Botânica. In: IV Encontro nacional de ensino de Biologia e II Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 4, 5, 2012, Goiânia. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2012.

TAVARES, P. V. do N.; OLIVEIRA, C. S. de; BEIRAL, H. J. V. O jogo “É divertido comer”. In: VI Encontro nacional de ensino de Biologia e VIII Encontro Regional do ensino de Biologia da Regional 3, 9, 2016, Niterói. Anais da RENBio. [S. l.]: Reviista da SBEnBio, 2016.

VIEIRA, V. J. C.; CORRÊA, M. J. P. O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de Botânica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 309-327, 2020.

Publicado
2021-06-06
Como Citar
QUEIRÓS, S.; SILVA JUNIOR, A.; CHARAF EDDINE, E. O uso de softwares no ensino de Biologia: o que revelam as produções científicas da REnBio (2010-2020)?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-20, 6 jun. 2021.
Seção
Artigos Gerais