Contribuições do uso dos dispositivos móveis para a abordagem de conteúdos matemáticos no Ensino Médio

Palavras-chave: Proposta de Ensino, Dispositivos Móveis, Mobile Learning, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa que teve o intuito de identificar as contribuições do uso de dispositivos móveis (smartphones) para o estudo de conteúdos matemáticos e para a promoção de ações de motivação na disciplina. Os participantes da pesquisa foram os alunos de duas turmas de Matemática do primeiro ano do Ensino Médio em um Instituto Federal. Para atingir o objetivo, os pesquisadores buscaram desenvolver, aplicar e investigar uma proposta de ensino tendo como suporte teórico os trabalhos e textos publicados sobre o uso de dispositivos móveis na concepção do Mobile Learning. A metodologia de pesquisa foi a Design Based Research. As estratégias de aprendizagem móvel desenvolvidas foram esquematizadas de forma a alcançar os objetivos e resultados almejados. Os resultados mostram que a utilização do smartphone e seus aplicativos possibilitou incrementar a formação dos estudantes, contribuindo para o entendimento dos conteúdos e para a promoção de motivação e engajamento dos alunos na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO JR., Carlos Fernando; DIAS, Eduardo Jesus; CONTI, Carmen Lúcia Tozzi Mendonça; OTA, Marcos Andrei. Tendências do m-learning na educação básica e o desenvolvimento de competências para o século 21. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 181-191, 2019.

ASSIS, Patrícia Seefelder de; SILVA, Fátima Maria da. Educação e Tecnologias Móveis: um caminho para a sabedoria digital. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, 2018, São Carlos. Anais do CIET: ENPED2018: Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento. São Carlos: FAI-UFSCAR, 2018, p. 1-12.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O Aplicativo Kahoot na Educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: GOMES, Maria João; OSÓRIO, Antônio José; VALENTE, Antônio Luís (Org.). Educação – Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the clouds. 15 ed. Braga: UMINHO, 2017, p. 1587-1602.

BRIZ-PONCE, Laura; PEREIRA, Anabela; CARVALHO, Lina, JUANES-MÉNDEZ, Juan Antonio; GARCÍA-PEÑALVO, Francisco José. Aprendendo com tecnologias móveis - comportamento dos alunos. Computers in Human Behavior, Hershey, v. 72, p. 612-620, 2017.

CAMARGO, Carmen Aparecida Cardoso Maia; CAMARGO, Márcio Antônio Ferreira; SOUZA, Virgínia de Oliveira. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 598-606, 2019.

CARREGA, João; ORIA SEGURA, Maria Rosa; RUIVO, João. Os dispositivos móveis em contextos educativos: um estudo comparativo sobre as representações de utilização de telemóveis entre professores e alunos. In: CONGRESO NACIONAL DE EDUCACIÓN COMPARADA TENERIFE, 16, 2018, Tenerife. Anais do CNECT: Educación e Inclusión: Aportes y perspectivas de la Educación Comparada para la Equidad, Tenerife: Universidad de la Laguna, 2018, p. 761-768.

CÉSAR, Rozevania Valadares de Meneses; SANTOS, Sandra Virginia Correia de Andrade; COSTA, Rafaela Virginia Correia Silva. Dispositivos móveis na educação: tecendo aprendizagens dentro-fora da escola. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE-NORDESTE DA ABCIBER, 2, 2020, Aracajú. Anais do 2º ERNN-ABCIBER. Educação e Comunicação na Cibercultura. Aracajú: UNIT, 2020, p 1-15.

COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Lisboa, v. 18, n. 1, p. 5-22, 2011.

CROMPTON, Helen. A Historical Overview of M-Learning: Toward Learner-Centered Education In: BERGE, Zane; LIN, Muilenburg. (Org.). Handbook of mobile learning. Abingdon: Routledge, 2013. p. 41-52.

CROMPTON, Helen; TRAXLER, John. Mobile learning and mathematics: fundamentals, design and case. New York: Routledge, 2015.

GIL, Henrique; GASPAR, Carlos; CUNHA, João; FAUSTINO, Joaquim; AMBRÓSIO, Luís. A utilização de recursos educativos digitais na escola do século XXI: novos paradigmas? Novos desafios… ou uma nova ética?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 5, 2018, Lisboa. Anais do 5º CITICE: livro de atas. Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018, p. 431-443.

JONASSEN, David; CARR, Chad. Mindtools: Affording multiple knowledge representations for learning. In: LAJOIE, Susanne. (Org.). Computers as cognitive tools, volume two. New York: Routledge. 2000. p. 165-196.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos da; BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, 2014.

MOURA, Adelina Maria Carneiro. Promoção da literacia digital através de dispositivos móveis: experiências pedagógicas no ensino profissional. In: PEREIRA, Sara; PINTO, Manuel. (Org.). Literacia, Média e Cidadania: Livro de Atas, Braga: CECS-Publicações/e-Books, 2017, p. 324-336.

NUNES, José Manuel Freixo. Mobile Learning e pensamento computacional: contributos para o desenvolvimento de aplicações em contextos educativos. 2019. 546 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Aberta de Portugal. Lisboa.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 15, n. 31, p. 227-238, ago. 2005.

OLIVEIRA, Carloney Alves de; SILVA, Jenekésia Lins da. Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis no ensino de matemática na perspectiva da m-learning. Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 200-221, 2018.

RAMOS, Paula; GIANELLA, Taís Rabetti; STRUCHINER, Miriam. A pesquisa baseada em design em artigos científicos sobre o uso de ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 77-102, 2010.

RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares; TRISCH, Edilon; SALVI, Rosana Figueiredo. Modelagem Matemática como possibilidade de motivação do aluno - o caso da feira de matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9, 2011, Ijuí. Anais do 2º CNEM: A ‘arte de invenção’ do professor e do aluno de matemática. Ijuí: UNIJUÍ, 2011, p 1-13.

ROMANELLO, Laís Aparecida. Potencialidades do uso do celular na sala de aula: atividades investigativas para o ensino de função. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituo de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

SAWAYA, Sandra; PUTNAM, Ralph. Using mobile devices to connect mathematics to out-of-school contexts. In: CROMPTON, Helen; TRAXLER, John. (Org.). Mobile learning and mathematics, New York: Routledge, 2015, p. 9-19.

TIC EDUCAÇÃO 2018 - Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.

UNESCO. O Futuro da Aprendizagem Móvel – Implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília. 2014.

Publicado
2021-09-14
Como Citar
FERREIRA, N.; ROCHA, M.; ARAÚJO JUNIOR, C. Contribuições do uso dos dispositivos móveis para a abordagem de conteúdos matemáticos no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-26, 14 set. 2021.
Seção
Artigos Gerais