Características ilustrativas das representações visuais de recursos hídricos em livros didáticos de Biologia

Palavras-chave: Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, Livro de Ciências, Recursos Hídricos

Resumo

As representações visuais são onipresentes nos livros de ciências da atualidade e, nos últimos anos, se tornaram um objeto de crítica e avaliação. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as representações visuais sobre recursos hídricos apresentadas em todas as coleções de Livros Didáticos de Biologia sugeridas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2018, do Ensino Médio. Os livros foram analisados segundo proposta por Gkitzia e colaboradores que analisaram detalhadamente as representações visuais em livros didáticos. Os resultados encontrados indicam que as obras analisadas apresentaram representações visuais, na grande maioria, adequadas. O fator limitante foi o grau de relação das imagens com as informações contidas no texto, pois não mencionavam ou mencionavam parcialmente as imagens ao capítulo.

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Publicado
2021-06-05
Como Citar
MENEZES, J. P. Características ilustrativas das representações visuais de recursos hídricos em livros didáticos de Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-16, 5 jun. 2021.
Seção
Artigos Gerais