Tópicos de Física Moderna no Livro Didático “Física, v. 3 - Ciclo Colegial (1959)” do Autor Aníbal Freitas
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a33Palavras-chave:
Livro Didático, Física Moderna, Ensino de FísicaResumo
O estudo do livro didático, recurso educacional amplamente empregado no meio escolar, contribui para o entendimento dos métodos e conceitos adotados pelos autores em suas épocas e proporciona conhecimentos acerca do desenvolvimento de uma disciplina. Assim sendo, o presente artigo tem como objetivo analisar a maneira com que tópicos de Física Moderna são abordados e estruturados no livro didático “Física, 3º Livro - Ciclo Colegial”, de Aníbal Freitas, na edição publicada em 1959 no Brasil. Para tal, observou-se o último capítulo do livro, intitulado “Teorias Modernas da Física” e buscou-se analisar o modo com que o mesmo foi organizado para cumprir as legislações e instruções metodológicas, bem como torná-lo ao alcance dos alunos do ensino secundário, critérios estabelecidos pelo autor no parágrafo introdutório do capítulo. As teorias apresentadas incluem mecânica eletromagnética, teoria da relatividade e mecânica ondulatória, perpassando por nomes como Lorenz, Michelson, Einstein, Planck e Schrödinger. Concluiu-se que o capítulo atende, de maneira geral, às instruções metodológicas previstas na legislação e que alcança seu objetivo de fazer um apanhado das teorias que então exerciam maior influência na explicação dos fenômenos físicos, apesar de o fazer apenas de maneira introdutória.
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