Construção de conhecimentos matemáticos utilizando a temática criptografia para o Ensino Médio

Palavras-chave: Currículo de Matemática, Ensino Médio, Matrizes, Criptografia, Planilhas Eletrônicas

Resumo

Com a utilização intensa das tecnologias digitais pela sociedade, a privacidade e seguridade das informações transmitidas entre os indivíduos via internet se faz cada vez mais necessária. É nesse cenário que a criptografia torna-se essencial, pois possibilita que dados sejam compartilhados de forma segura por esses meios. Dessa forma, entende-se que esse tema tem potencial para ser explorado em sala de aula, em especial no ensino de Matemática. O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições de uma sequência didática com a utilização de planilhas eletrônicas do Excel envolvendo o tema criptografia e o conteúdo de matrizes do Ensino Médio. Trata-se de uma de investigação matemática, desenvolvida com seis estudantes do 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública, no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, registros escritos e arquivos salvos em planilhas eletrônicas, os quais oportunizaram analisar a proposta didática. Com base nesses registros, constata-se que é possível trabalhar o conteúdo de matrizes de forma contextualizada e aliada a utilização de planilhas eletrônicas. Por meio deste estudo, conclui-se que a elaboração de atividades contextualizadas pode contribuir para o desenvolvimento do conteúdo de matrizes e, ainda, a utilização das planilhas eletrônicas, como recurso tecnológico, pode ser um facilitador para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVAREZ, M. N. et al. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002. Traduzido Daisy Vaz de Moraes.

BARBOSA, L. M. S. Temas transversais: como utilizá-los na prática educativa? Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.

BENNATI, K. A.; BENATTI, N. C. C. M. Teoria dos Números. Curitiba: Editora InterSaberes, 2019.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BRASIL. Secretária de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019.

CARNEIRO, F. J. F. Criptografia e a Teoria dos Números. São Paulo: Editora Ciência Moderna, 2015.

MONTEIRO, A.; POMPEU JUNIOR, G. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Editora Moderna, 2001.

OLGIN, C. A. Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no Currículo de matemática do Ensino Médio. 2015. 265 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil. Rio Grande do Sul, Canoas, 2015.

RODRIGUES, L. P. O.; SÁ, L. C. Matrizes e criptografia: contribuições de uma atividade sobre o whatsapp no Ensino Médio. REnCiMa, v. 10, n. 6, p. 255-273, 2019.

SINGH, S. O Livro dos Códigos: A Ciências do Sigilo - do Antigo Egito à Criptografia Quântica. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.

STALLINGS, W. Criptografia e segurança de redes: princípios e práticas. 4ª edição. São Paulo: Editora Pearson Prenticc Hall, 2008. Traduzido por Daniel Vieira.

TAMAROZZI, A. C. Codificando e decifrando mensagens. Revista do Professor de Matemática, n. 45, 2011.

URGELLÉS, J. G. Matemática y códigos secretos. Barcelona: Editora RBA Libros, 2018.

VIÇOSA, C. S. C. L. et al. Concepções de licenciados acerca de abordagens transversais no ensino de Ciências. REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 180-197, nov. 2020.

Publicado
2021-05-23
Como Citar
KRANZ, B.; OLGIN, C. Construção de conhecimentos matemáticos utilizando a temática criptografia para o Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-21, 23 maio 2021.
Seção
Artigos Gerais